Todos os anos, o Congresso de Iniciação Científica do Inatel (Incitel) homenageia um nome importante para a Pesquisa e na 35ª edição, realizada de 31 de maio a 2 de junho, a pessoa escolhida é muito especial: Professor Dr. José Antônio Justino Ribeiro, o “nosso” mestre Justino.
Justino é a principal referência do Brasil na área de eletromagnetismo. Possui mais de 50 anos de experiência em pesquisa e docência, diversas publicações de caráter técnico e científico, artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, além de quatro livros. Egresso e professor do Inatel, Justino participou da criação do Incitel e na cerimônia de abertura do evento de 2023 presenteou os ouvintes com sua simpatia, humildade e uma grande aula sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento tecnológico ao longo da história. “A observação e o aproveitamento de descobertas, a disposição para o enfrentamento das dificuldades, a dedicação extrema para alcançar os objetivos são os componentes para uma excelência na formação profissional e o sucesso nas conquistas científicas. Temos o privilégio de poder usufruir de incontáveis benefícios oriundos de pesquisas dos que nos antecederam. Por certo, com estas referências poderemos também garantir melhores oportunidades e novas revoluções na ciência úteis para as gerações futuras”, disse o professor.
“Para nós é uma honra termos o Justino na nossa história. É uma singela homenagem para uma referência na ciência brasileira e mundial e que fez germinar esse processo de pesquisa dentro do Inatel, ganhar força e fazer com que, hoje institucionalmente, tenhamos muito orgulho de toda a pesquisa desenvolvida na instituição”, afirmou o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.
“Justino é mais que um professor, é um mestre, uma referência que com suas experiências sempre nos ajudou e aconselhou”, disse a professora e coordenadora do Incitel, Karina Mokarzel.
O professor ficou muito emocionado com a homenagem recebida, que compartilhou com amigos, alunos, ex-alunos e familiares.
“Estive atuando no Inatel por mais de 50 anos como um dos seus muitos orgulhosos colaboradores. Nesses longos anos, pude participar para a formação de milhares de engenheiros, pude orientar muitos trabalhos e, de grande relevância para mim, fiz uma extraordinária rede de estimados e inesquecíveis amigos, uma enormidade deles entre os antigos alunos. Por isto, fiquei profundamente comovido, muito emocionado, honrado e imensamente grato por me prestarem esta homenagem, considerando que fui apenas mais um dos muitos professores que participaram no cumprimento dos objetivos do Inatel. Meus intensos e eternos agradecimentos a todos”.
Apresentações
O XXXV Incitel contou com a apresentação de 37 artigos, divididos em sessões técnicas temáticas: biomédica, computação e software, automação e elétrica e telecomunicações. Também foram realizados nove minicursos em diferentes áreas do conhecimento. Os anais do Incitel podem ser consultados neste link.
“Esse é o momento de mostrar para a sociedade a dedicação do alunos e orientadores à pesquisa. A Iniciação Científica contribui muito para a formação do aluno, para o conhecimento e muitos tomam gosto e seguem a carreira”, afirmou a coordenadora do evento.
Para o professor Justino, o Inatel possui uma série de atividades que formam um conjunto raramente encontrado em outras instituições e que complementam de maneira eficaz a especialização de seus alunos. Destacam-se ações de peso como o estímulo ao empreendedorismo, a Feira Tecnológica (Fetin), o Encontro de Iniciação Científica (Incitel) e outros. “O Incitel converteu-se em um importante simpósio de divulgação de pesquisas e desenvolvimentos dos alunos, com enormes ganhos para todos que optaram por terem aqui a sua formação acadêmica. Nos diferentes ramos de engenharia aos quais o Inatel tem se dedicado, essas pesquisas são de responsabilidade dos alunos, com todas suas implicações e dificuldades. São um passo de grande valor na educação geral, pois integram os alunos na busca por soluções para diferentes problemas, muitas deles encontrados nas tarefas da vida universitária. Os resultados contribuem para a evolução do conhecimento e as soluções alcançadas serão utilizadas em benefício da comunidade”, completou o homenageado do Incitel.
Confira algumas fotos do Incitel 2023