4ª IWCA atraí estudantes de todo país

Durante os dias 29 de fevereiro a 02 de março, o campus do Inatel se transformou em um ambiente onde a Robótica e a Automação estiveram em destaque. A Inatel Week of Control and Automation (IWCA), em sua quarta edição, atraiu dezenas de estudantes e visitantes que participaram de palestras, workshops e uma animada competição de Robótica.

24872672264 e3d514f29a kDurante a palestra de abertura da semana, que ocorreu juntamente à Aula Magna dos cursos de engenharia, o ex-aluno e vice-presidente da área de energia da Siemens Brasil, Guilherme Mendonça, falou sobre as revoluções digitais, o mercado de trabalho e deu dicas sobre a carreira na engenharia. De acordo com Guilherme uma das exigências da revolução digital é a multidisciplinaridade do profissional. "O profissional deverá ter sua formação específica, assim como vocês recebem aqui no Inatel, porém é imprescindível que estejam constantemente se atualizando e buscando especializações em diferentes assuntos", ressaltou Mendonça. Ainda durante a semana foram realizadas outras quatro palestras com ex-alunos do Inatel que atuam em grandes empresas do mercado de controle e automação, dez minicursos específicos onde alunos e convidados puderam aprofundar em conceitos e tecnologias apresentados pelas empresas parceiras e o Seminário Profibus Profinet. (Veja a galeria de fotos)

Segundo o Coordenador da Semana, Alexandre Baratella Lugli, o evento superou a expectativa dos organizadores. "A IWCA foi sem dúvidas muito a cima do que esperávamos. Todos os eventos com grande participação do público. Surgiram várias oportunidades de negócio para o curso e para o Inatel e agora vamos correr atrás", ressaltou Baratella.

Paralelo a IWCA, ocorreu o II Saisee - Seminário De Automação Industrial e Sistemas Eletroeletrônicos. Na ocasião foram apresentados oito trabalhos realizados pelos alunos de pós-graduação e mestrado da UFMG, PUC Campinas, UFPA e UNITAU, além dos trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação do Inatel. (Veja as fotos)

Competição de Robótica da IWCA

O destaque da Semana de Automação foi a Competição de Robótica da IWCA, que reuniu 15 equipes de universidades do Brasil e exterior competindo nas cinco categorias: a Seguidor de Linha (Follow line), Futebol 2D, Futebol VSS, Mini Sumô e Sumô Lego.

A competição teve início com as disputas da categoria Futebol VSS. A equipe campeã foi a Warthog, representante da USP de São Carlos. Já a Robotbulls, que representou o Inatel, conquistou o segundo e terceiro lugares.

As disputadas da categoria futebol 2D ocorrem em dois dias , sagrando campeão a Robotbulls que venceu a equipe Nexus2D do Irã nas finais. O time Pequi Mecânico, da federal de Goiás ficou em terceiro.

Na categoria Follow line , o robô Pololu da Robotbulls foi o campeão, tendo como segundo lugar a equipe MinervaBots da UFRJ e em terceiro a equipe DareDevil da Unifei.

Já as categorias de maiores disputas, a Mini Sumô e Sumô Lego, trouxeram emoção aos competidores. No mini sumô a equipe MinervaBots, da UFRJ foi a campeã. A Robotbulls fez bonito e conquistou com seus robôs o segundo e terceiro lugares.

"Vencer a competição foi muito gratificante, pois essa foi nossa segunda vez na IWCA e vimos o quanto ela evoluiu. O nível esteve bastante alto, tanto que tivemos dificuldades em algumas lutas. Conseguimos também o 2º lugar no seguidor de linha que foi uma conquista para a equipe, pois nunca tínhamos conseguido marcar tempo. Melhoramos e conseguimos o pódio", disse João Roberto Raposo de Oliveira Martins, integrante da equipe MinervaBots.

O aluno Tulio Vilela Dias, do 5º período de Engenharia de Controle e Automação, ressaltou a melhor utilização dos recursos para a construção dos robôs. "O que é mais legal de tudo, é que sempre tentamos usufruir o mínimo de recurso possível, e ainda assim conseguimos vencer. Se compararmos o preço do nossos robôs contra os robôs que participaram desta competição, por exemplo, ele sairia por menos da metade do preço", disse.

A equipe Tróia da Ufla foi a campeã da categoria Sumo lego. O segundo e terceiro lugar ficaram com os robôs da equipe Thunderratz da USP de São Paulo.

"Foi uma experiência muito interessante, pois viemos com projetos que ainda não havíamos estreado. Ficar em 1º lugar em uma categoria tão disputada foi muito gratificante. E mesmo ficando em 4º lugar no Follow Line , foi um importante incentivo para nossa equipe , o que iniciativa os demais membros a continuar estudando e criando projetos cada vez melhores", ressaltou a integrante da equipe Tróia, da Ufla, Carolina Pereira.

Participaram das competições além do Inatel, a USP – São Carlos, USP – São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Federal de Santa Catarina, Federal do Rio de Janeiro, PUC São Paulo, Unicamp, Unifei, Cefet- BH e Ufla. Remotamente estiveram presentes também equipes do Irã, da Universidade Federal de Campina Grande e da Federal de Goiás.

Para a aluna do 5º período de Telecomunicação do Inatel, Manoela Folquito Miziara, participar pela primeira vez da Competição foi um grande aprendizado. "Eu aprendi muito, pois antes de participar dessa competição eu não tinha muita noção de como eram realizados esse eventos e nem os robôs. E apesar de eu não ter ganhado na minha categoria, eu gostei bastante, e acho que agora estou mais preparada para os próximos campeonatos", finalizou a estudante.

Veja as fotos da competição