Divididos em equipes, os alunos da Cas@Viva fizeram uma passeata até a praça Santa Rita para chamar a atenção dos moradores em dar o destino correto a materiais como monitores, impressoras, celulares, pilhas, baterias, carregadores e outros tipos de lixo eletrônico. A estudante Bruna Silva Costa, do módulo 1 da Cas@Viva, participou de uma passeata pela primeira vez. "Foi muito divertido e eu aprendi bastante. Temos que saber onde jogar o lixo eletrônico para não poluir a natureza."
As famílias de professores e colaboradores do Inatel seguiram a passeata em um trenzinho, que fez a diversão da garotada. Após a manifestação, os alunos se concentraram na praça para receber a doação de materiais. O técnico em eletrônica Wellington dos Santos levou uma TV, dois rádios e um reator. "Sempre fico pensando em como descartar e ações como essa são muito importantes na cidade. Fazer algo de forma inteligente, pensando no meio ambiente", disse.
Além dos estudantes e monitores da Cas@Viva, voluntários também participaram da ação. Andrey Ribeiro Miranda, hoje no 3º ano do Ensino Médio, saiu do projeto social em 2009, mas este ano fez questão de ajudar. "Eu quis ajudar porque gosto muito da Cas@Viva e pela iniciativa ser favorável ao meio ambiente."
O mesmo fez a aluna do Inatel, Priscila Brasileiro, monitora da Cas@Viva durante três anos, e que participou como voluntária do dia da Responsabilidade Social. "Meus ex-alunos estão todos aqui. A Cas@Viva vai muito além da nossa responsabilidade social de ir dar aula. É o contato, o prazer de ouvir, estar com eles sempre."
Ao todo foram arrecadadas quatro toneladas de lixo eletrônico. O material passará por uma triagem para verificar equipamentos ainda com condições de uso. O restante do material será enviado para empresa licenciada pelo IBAMA, FEAM, Conama e especializada na reciclagem de produtos eletrônicos, pois a maioria dos eletroeletrônicos possui substâncias tóxicas que não devem ser inaladas ou ingeridas e ao contato com o solo, contaminam a terra e os lençóis freáticos.
A população foi atendida pelos alunos do Módulo 2 da Cas@Viva, como Wellington Ferreira de Souza. "O sentimento é maravilhoso. Estar perto dos amigos, conscientizar a população e a nós mesmos sobre o que é certo e errado". A diarista Silvana Carneiro também fez questão de participar da campanha e em troca levou pra casa uma sacola ecológica. "Se tem coisa que não está servindo pra gente temos que dar um destino correto", afirmou.
Para a coordenadora do projeto Lixo Eletrônico, professora Débora Costanti Justino Ribeiro, a ação deste ano reforçou a conscientização da comunidade e cidades vizinhas para o descarte correto de produtos tão nocivos ao meio ambiente. Além disso, a professora destacou a importância do envolvimento dos funcionários do Inatel que deu mais vida à passeata. "Ficamos muito satisfeitos com os funcionários do Inatel que participaram conosco deste momento e agradecer a comunidade de Santa Rita que mais uma vez prestigiou este evento que é preparado com muita dedicação o ano inteiro".
Clique aqui e veja mais fotos do evento