
Divididos em equipes, os alunos da Cas@Viva fizeram uma passeata até a praça Santa Rita para chamar a atenção dos moradores em dar o destino correto a materiais como monitores, impressoras, celulares, pilhas, baterias, carregadores e outros tipos de lixo eletrônico. A estudante Bruna Silva Costa, do módulo 1 da Cas@Viva, participou de uma passeata pela primeira vez. "Foi muito divertido e eu aprendi bastante. Temos que saber onde jogar o lixo eletrônico para não poluir a natureza."
O mesmo fez a aluna do Inatel, Priscila Brasileiro, monitora da Cas@Viva durante três anos, e que participou como voluntária do dia da Responsabilidade Social. "Meus ex-alunos estão todos aqui. A Cas@Viva vai muito além da nossa responsabilidade social de ir dar aula. É o contato, o prazer de ouvir, estar com eles sempre."
Ao todo foram arrecadadas quatro toneladas de lixo eletrônico. O material passará por uma triagem para verificar equipamentos ainda com condições de uso. O restante do material será enviado para empresa licenciada pelo IBAMA, FEAM, Conama e especializada na reciclagem de produtos eletrônicos, pois a maioria dos eletroeletrônicos possui substâncias tóxicas que não devem ser inaladas ou ingeridas e ao contato com o solo, contaminam a terra e os lençóis freáticos.
A população foi atendida pelos alunos do Módulo 2 da Cas@Viva, como Wellington Ferreira de Souza. "O sentimento é maravilhoso. Estar perto dos amigos, conscientizar a população e a nós mesmos sobre o que é certo e errado". A diarista Silvana Carneiro também fez questão de participar da campanha e em troca levou pra casa uma sacola ecológica. "Se tem coisa que não está servindo pra gente temos que dar um destino correto", afirmou.
Para a coordenadora do projeto Lixo Eletrônico, professora Débora Costanti Justino Ribeiro, a ação deste ano reforçou a conscientização da comunidade e cidades vizinhas para o descarte correto de produtos tão nocivos ao meio ambiente. Além disso, a professora destacou a importância do envolvimento dos funcionários do Inatel que deu mais vida à passeata. "Ficamos muito satisfeitos com os funcionários do Inatel que participaram conosco deste momento e agradecer a comunidade de Santa Rita que mais uma vez prestigiou este evento que é preparado com muita dedicação o ano inteiro".
Clique aqui e veja mais fotos do evento



