Acordo com universidade canadense vai fortalecer pesquisas do Inatel em 6G

O Inatel acaba de firmar um acordo de cooperação científica com a Université du Québec à Trois-Rivières – UQTR, universidade localizada na província de Três Rios, no Canadá. A nova parceria é fruto da interação entre o professor do Inatel, Felipe Augusto Pereira de Figueiredo, e o professor da UQTR, Messaoud Ahmed Ouameur, que por desenvolverem pesquisas em áreas correlatas, iniciaram há alguns anos uma troca de conhecimentos na área de Comunicações sem fio.

O acordo prevê o intercâmbio de alunos para cursos de verão e outros cursos intensivos, além de doutorado sanduiche, oportunidades de co-orientação de trabalhos científicos e possibilidade de submissão de projetos internacionais em conjunto. De acordo com o professor Felipe, o foco principal é estreitar o vínculo entre os cursos Stricto Sensu das duas universidades.

 

Em declaração conjunta, os professores destacaram os benefícios para ambas as instituições: "A parceria entre o INATEL e a UQTR possibilitará o intercâmbio não apenas de estudantes talentosos de mestrado e doutorado, mas também terá como objetivo atividades de pesquisa para além do 5G. Especificamente, estamos nos concentrando atualmente em algumas tecnologias capacitadoras como superfícies inteligentes e aplicações de machine learning para comunicações sem fio 6G. Nosso objetivo é aumentar a visibilidade de ambas as instituições no cenário de pesquisas em 6G".

O intercâmbio de conhecimentos entre os pesquisadores das duas academias irá refletir no projeto Brasil 6G, desenvolvido por várias instituições de ensino e pesquisa do país, sob coordenação do Inatel e da Rede Nacional de Pesquisa – RNP. Neste projeto, alunos de Mestrado e Doutorado e professores da instituição tem a chance de contribuir com seus estudos.