Além de ajudar a sociedade em um momento tão importante, poder ganhar experiência na futura profissão. Esse é o sentimento de alunos que integram o grupo de voluntários do Inatel que unem conhecimento e força de vontade para colocar a engenharia a serviço da saúde. Há mais de um mês, cerca de 50 pessoas, entre estudantes, professores, colaboradores do Inatel, além de empresas do Vale da Eletrônica, desenvolvem várias ações no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Muito desse trabalho está ajudando diretamente o Hospital Municipal Antonio Moreira da Costa, que atende aos moradores de Santa Rita do Sapucaí.
Uma das últimas ações realizadas por duas alunas, com supervisão docente, foi a verificação funcional de 18 equipamentos médicos que estavam no hospital, mas precisavam de avaliação para serem utilizados ou recuperados, como eletrocardiógrafos, bisturis elétricos, oxímetros e diferentes tipos de monitores. “Pude colocar em prática conceitos que vi em sala de aula. Foi muito bom para ganhar experiência e também ajudar o hospital, que poderá disponibilizar os equipamentos com mais agilidade para a população”, afirma a estudante do oitavo período de Engenharia Biomédica, Natalia Titoneli de Melo.
A avaliação funcional dos equipamentos foi realizada de acordo com as técnicas e conceitos da Engenharia Biomédica e Clínica e com equipamentos de verificação disponibilizados pela faculdade no laboratório próprio para aulas e pesquisas. Um relatório com o resultado da avaliação foi encaminhado ao hospital que irá providenciar a manutenção e ajustes necessários. “É muito gratificante poder ajudar como cidadã e como futura profissional de Engenharia Biomédica”, completou a aluna Rita.