Alunos aliam criatividade e técnica no "Projeto Desafio"

Mas uma vez os alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação do Inatel surpreenderam. Na terça-feira, dia 22 de junho, eles participaram da exposição final do "Projeto Desafio", que é uma das atividades curriculares complementares dos currículos dos cursos de graduação do instituto.

22_06_2010_desafio_p3_8_300Nesta atividade, coordenada pelo professor Mário Augusto de Souza Nunes, os alunos do terceiro período de ambos os cursos de engenharia são instigados a desenvolver inovações com os conhecimentos adquiridos durante o seu curso, mas sem a utilização de energia elétrica ou eletrônica, para desenvolver ainda mais sua criatividade.

22_06_2010_desafio_p3_39_300Desta vez, os estudantes tiveram como desafio a criação de um equipamento que levasse água para cima de uma pedreira, mas que tivesse como fonte de energia apenas a "descarga" das pedras produzidas por ela. E o que se viu foi muita criatividade, além da união das equipes. Uma das surpresas foi a prova da eficiência do "Parafuso de Arquimedes", utilizado por algumas equipes. "Os estudantes fizeram vários testes até conseguirem o sincronismo perfeito deste dispositivo para que o equipamento cumprisse sua função", explicou o professor.

22_06_2010_desafio_p3_16_300Os trabalhos foram julgados por três profissionais, que levaram em conta critérios como obediência ao que foi pedido no edital, a facilidade de operação do protótipo, a precisão do funcionamento e o design do projeto.