Alunos aliam criatividade e técnica no "Projeto Desafio"
Publicado:
|
Atualizado:
|
Tempo de leitura:
Mas uma vez os alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação do Inatel surpreenderam. Na terça-feira, dia 22 de junho, eles participaram da exposição final do "Projeto Desafio", que é uma das atividades curriculares complementares dos currículos dos cursos de graduação do instituto.
Nesta atividade, coordenada pelo professor Mário Augusto de Souza Nunes, os alunos do terceiro período de ambos os cursos de engenharia são instigados a desenvolver inovações com os conhecimentos adquiridos durante o seu curso, mas sem a utilização de energia elétrica ou eletrônica, para desenvolver ainda mais sua criatividade.
Desta vez, os estudantes tiveram como desafio a criação de um equipamento que levasse água para cima de uma pedreira, mas que tivesse como fonte de energia apenas a "descarga" das pedras produzidas por ela. E o que se viu foi muita criatividade, além da união das equipes. Uma das surpresas foi a prova da eficiência do "Parafuso de Arquimedes", utilizado por algumas equipes. "Os estudantes fizeram vários testes até conseguirem o sincronismo perfeito deste dispositivo para que o equipamento cumprisse sua função", explicou o professor.
Os trabalhos foram julgados por três profissionais, que levaram em conta critérios como obediência ao que foi pedido no edital, a facilidade de operação do protótipo, a precisão do funcionamento e o design do projeto.