Alunos angolanos promovem festa em homenagem à independência de Angola

inatel-festa-angola-nov-2012Alunos, professores e colaboradores compareceram para prestigiar as danças e as apresentações dos alunos angolanos

No dia 11 de novembro se comemora o dia da independência de Angola. Para comemorar a data, os alunos angolanos que estudam no Inatel promoveram, no dia 12, uma comemoração na área de convivência no campus do Instituto. A festa trouxe programação com atividades culturais típicas do país, principalmente, muita dança e música. Os alunos angolanos se apresentaram e animaram alunos, professores e colaboradores do Inatel, que assistiram às apresentações ao ritmo de um som envolvente e dança bem executada.

O aluno Dionísio Fama Noque do 6º período de Engenharia de Telecomunicações foi um dos organizadores da comemoração. De acordo com o estudante, a importância do evento é o fato de comemorar uma data marcante para os angolanos, que é o dia em que foi proclamada a independência da república de Angola. "Tendo esse dia como especial, vimos uma oportunidade de mostrar para a comunidade do Inatel, um pouco sobre a nossa cultura", disse.

inatel-festa-angola-nov-2012-2Além de comemorar a data, Dionísio frisa que a intenção é promover cada vez mais atividades no Inatel inspiradas na cultura angolana. "A comunidade do Inatel convive com angolanos e poucas são as oportunidades que o pessoal tem de saber sobre a cultura angolana. Essa comemoração foi justamente para isso, para mostrar ao pessoal o que nós temos de rico em nossa cultura", ressaltou.

Associação

Com o objetivo de criar uma entidade para representar os quase 30 alunos de Angola que estudam no Inatel, os estudantes criaram a Associação dos Alunos Angolanos em Santa Rita do Sapucaí, a organização tem o propósito de, além de representar os estudantes angolanos, promover projetos culturais e sociais.

Alguns desses projetos já estão em andamento, como por exemplo, o programa que realiza intercâmbio tecnológico entre os estudantes angolanos que estão no Brasil, com alunos que estudam em Angola, por meio da troca de conhecimentos e informações.

Outros dois programas estão em desenvolvimento. Um deles promove ações de divulgação da cultura angolana, como a promovida nesta segunda-feira, dia 12. Fazer com que os alunos conheçam outras cidades do Brasil, bem como a cultura e a história brasileira também é um projeto em andamento. "A associação é também mais uma forma de integrar Brasil e Angola e de mostrar a união que temos entre os dois países", disse Dionísio.