Sete projetos foram apresentados à banca avaliadora: demonstrador do sistema trigonométrico, elásticos com identificação de dinheiro para cegos, equipamento para exercício de musculação, porta-treco, prendedor de objetos, cadeira de elásticos e um caminhão que se transformava em robô ("transformer"). A atividade foi coordenada pelo professor Mario Augusto Nunes de Souza, que ficou surpreso com a criatividade dos alunos participantes. "Já no primeiro torneio os alunos desenvolveram o espírito empreendedor e criaram produtos inovadores, com atrativo comercial".
O projeto vencedor do torneio foi o demonstrador do sistema trigonométrico desenvolvido pelos alunos Monique Paula Jardim Garcia e Welligton de Carvalho, que ganharam um livro de empreendedorismo, uma mochila do Inatel e um curso no Inatel Competence Center. De acordo com o estudante do sexto período de Engenharia Elétrica, a ideia era demonstrar os principais ângulos z'apenas um elástico. "Foi muito instigante. Novas ideias fazem com que aprendamos a ter postura diante de um desafio. Desenvolvemos a criatividade e aprendemos a ser empreendedores", disse Carvalho.
Demonstrador do sistema trigonométrico: projeto vencedor do torneio Elásticos Fantásticos
Aprendizado francês
Além do torneio "Elásticos Fantásticos", a Semana Global de Empreendedorismo no Inatel contou com a palestra "O Empreendedorismo Inovador - o caminho do sucesso", com empresário Michel Brunet. O engenheiro em Aeronáutica e doutor em Automação falou sobre a experiência de incubadoras no exterior que trabalham com grupos estruturados de investidores, conhecidos como Angels. Atualmente Brunet está à frente da empresa Inova Tools, que presta consultoria em transferência de tecnologia e financiamento de empresas e também participou da banca julgadora do Torneio Elásticos Fantásticos.
Luiz Dionísio, Michel Brunet, Monique Paula Jardim Garcia, Welligton de Carvalho e prof. Mario Augusto Nunes de Souza.