Alunos dos cursos de engenharia do Inatel participam na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, em Belo Horizonte da 1ª Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec), realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA - MG) em parceria com as instituições de ensino da área tecnológica de Minas Gerais.
Entre seus objetivos, a Feicintec busca fomentar a inovação, despertar novas vocações e promover o intercâmbio de conhecimento entre os participantes. Além disso, irá premiar os primeiros colocados com certificados de honra ao mérito e prêmios em dinheiro de até dez mil reais.
Os 160 trabalhos concorrentes foram inscritos até outubro e trinta e seis selecionados pela comissão do CREA-MG passaram para a fase estadual. Dentre eles, estão três trabalhos desenvolvidos por alunos do Inatel como "Kit de motorização para cadeira de rodas", "PULSE: Sistema de circulação extracorpórea pulsátil" e "Dentist Clear".
O "Kit de motorização para cadeira de rodas" foi desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Biomédica Isabel Francine Mendes e Filipi Loyola Lopes e orientados por professores e profissionais do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA). O Kit é composto por rodas, motor e bateria, e pode ser acoplado a uma cadeira de rodas comum fazendo com que ela se torne motorizada. O projeto é um desdobramento das pesquisas para a criação de uma cadeira de rodas motorizadas de baixo custo, desenvolvidas no CDTTA.
Já o projeto "PULSE: Sistema de circulação extracorpórea pulsátil" foi desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Biomédica Laura Costa Capistrano Cunha, Matheus Henrique Gatti Lopes, Mário Henrique Carvalho de Oliveira e pela aluna de Engenharia Elétrica Marília Martins Bontempo. Nele, durante cirurgias cardíacas em que possa haver complicações, Pulse inova ao usar de uma válvula mecânica, controlada por uma central elétrica, a qual permite ou estrangula a passagem do sangue na frequência de pulsação requerida pelo médico no teclado do sistema.
O "Dentist Clear" ou Termo Desinfectora Odontológica lava e desinfeta instrumentos cirúrgicos com alto risco de contaminação, agilizando o processo de higienização e eliminando o risco de acidentes na limpeza manual de instrumentais perfurocortantes (material com capacidade para perfurar e cortar a superfície da pele). O equipamento executa a lavagem automática com o mínimo de contato manual. Esse projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Telecomunicações Renata de Oliveira, Paulo Henrique Teles de Souza Ramos, de Engenharia da Computação João Élio Oliveira Moreira e Dorival Jonas Cabral aluno de Engenharia Biomédica.
Segundo o coordenador do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (NESP) e da Fetin, professor Bruno Monteiro, participar de uma feira como a Feicintec é de extrema importância, pois ressalta a qualidade dos projetos desenvolvidos pelos alunos do Inatel. "É importante a participação nessas feiras, pois mostra a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos e ser selecionado entre os 36 melhores do Estado é o reconhecimento dos trabalhos e o resultado de um ensino de alto nível, com estímulo à pesquisa e inovação", ressalta.
Para a aluna Isabel Francine Mendes, poder mostrar aos visitantes como funciona na prática o projeto desenvolvido é um grande diferencial da feira. "Participar dessa feira é bem diferente das outras feiras que participamos, pois, nessa estaremos concorrendo, poderemos mostrar o nosso produto e os visitantes poderão experimentar. Ali conseguiremos medir a aceitação dessa invenção no mercado. Teremos uma experiência real", afirma.
Os vencedores serão conhecidos na própria quarta-feira, a partir das 18h. Porém, durante a feira além da exposição dos trabalhos, será realizado um ciclo de palestras sobre a preparação de profissionais para os desafios do mercado de trabalho e a reflexão de assuntos pertinentes à área tecnológica.