Realizar um sonho, ter novas experiências, conhecer a cultura de um povo ou aprimorar o idioma, são essas expectativas que tem levado cada vez mais alunos do Inatel a buscar um intercâmbio. Através dos Convênios Bilaterais, do Programa Ciência Sem Fronteira e do IAEST (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) cerca de 80 alunos já realizaram esse desafio acadêmico.
Atualmente 20 alunos dos diferentes cursos do Instituto estão realizando intercâmbios em países como Estados Unidos, Alemanha, entre outros. E no próximo semestre, 20 novos alunos partem para estudar na Alemanha, Irlanda, França e EUA.
De acordo com o coordenador do Nesp (Núcleo de Estágios e Empregos do Inatel), prof. Bruno de Oliveira Monteiro, o alto número de alunos participantes se deve as constantes parcerias que o Inatel vem realizando com instituições no exterior. "O Inatel vem buscando parcerias com instituições estrangeiras a fim de proporcionar mais conhecimentos e experiências aos nossos alunos. Buscamos incentivá-los a conhecer novas culturas e diferentes tecnologias envolvidas nas áreas de estudo. É uma experiência muito grande que gera um aprendizado e desenvolvimento profissional enorme", afirmou Bruno.
Ciência sem Fronteiras
Dentre os vinte selecionados para realizar o intercâmbio, quatorze estão indo através do Ciência sem Fronteiras, um programa do Governo Federal que paga aos estudantes alojamento, alimentação, uma bolsa auxílio e busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Treze alunos realizarão o intercâmbio nos Estados Unidos e um na Irlanda.
Mariana de Souza Lima Padinha, aluna de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, ressaltou a importância na realização do intercâmbio. "O intercâmbio é uma oportunidade única para qualquer estudante, mas quando se trata da área de engenharia se torna essencial, pois permite a troca de conhecimento com estudantes, professores e profissionais das maiores potências tecnológica do mundo, agregando conhecimento sobre as novas linhas de pesquisa e inovações do mercado. Além disso, ele acrescenta muito na vida pessoal do estudante expandindo sua visão de mundo e sua bagagem cultural", disse a aluna que estudará na California State University, Northridge - Los Angeles.
Outros convênios
Os alunos do Inatel também realizam intercâmbios através dos Convênios Bilaterais, que tem o objetivo de oferecer a oportunidade de enriquecer a sua formação profissional e humana, proporcionando o contato com diferentes ambientes culturais e tecnológicos.
Atualmente o Instituto possui Convênio de Cooperação Internacional com Argentina (UNC), Bolívia, Colômbia (UAC), Chile (Universidad de Concepción), França (UTC), Portugal (Universidade do Porto), EUA, Irlanda (WIT) e Alemanha (Jade, Esslingen e Ostwestfalen Lippe) sendo que desses parceiros a Waterford Institute of Technology (WIT), na Irlanda e a alemã Jade University of Applied Sciences. Além desse, recentemente o Inatel passou a participar do programa Brafitec (Brasil France Ingénieur Tecnologia) onde um aluno foi congratulado com a bolsa de estudo na Universidade de Tecnologia de Compiegne (UTC).
"O sonho de fazer intercâmbio sempre pareceu impossível, mas o Inatel abre muitas portas e esse é um dos motivos pelos quais eu quis estudar aqui. A Alemanha é uma oportunidade diferente, e queria que essa experiência me destacasse e que pudesse agregar ao meu conhecimento algo ímpar. Eu vou ter a dupla diplomação quando me formar e acho que isso pode me dar boas chances no mercado de trabalho quando voltar", ressaltou a aluna de Engenharia de Telecomunicações Tamony Cristiane Silva, que irá estudar em Wilhelmshaven na Alemanha, na Jade University.
IAESTE
Outro convênio que o Instituto possui é com a IAESTE (Associação Internacional para Intercâmbio de Estudantes e Estágios Técnicos), entidade internacional, membro consultivo da UNESCO que atua em mais de 90 países. Através da IAESTE, o aluno pode passar de 2 a 12 meses fazendo estágio na sua área de estudo. O Inatel já recebeu, através desse programa, 14 estudantes estrangeiros, sendo os últimos Joseph Babu e Vaisakh Krishnan da Karunya University, na Índia, que realizaram estágios no CTIC e Laboratórios de jogos do Inatel respectivamente. Em agosto, o Instituto receberá três intercambista sendo dois alemães e um boliviano, onde farão estágios no Inatel e na empresa Sense. Pelo instituto, 11 alunos realizaram intercâmbio através do IAESTE.
Ainda segundo o coordenador, os alunos que desejam realizar intercâmbio poderão acompanhar os editais pelo site no Nesp. "Damos o total apoio aos estudantes que desejam fazê-lo, independente de qual convênio ele queira participar. No www.inatel.br/nesp sempre há as informações atualizadas do que ele necessita para realizar esses programas", finaliza Bruno.