Alunos do Inatel são finalistas da Telit Cup Brasil

Das 11 equipes finalistas da Telit Cup Brasil, quatro são de alunos do Inatel. A competição promovida pela empresa italiana Telit Wireless Solutions envolve estudantes universitários e técnicos de todo o Brasil e tem o objetivo de promover inovações e negócios relacionados à Internet das Coisas (IoT).

As equipes finalistas foram conhecidas no dia 9 de janeiro e são formadas pelos alunos Amanda Kelly da Silva, Samuel Pereira, Jonas Lopes de Vilas Boas, Wellington Cássio Faria, Luiz Claudio de Andrade Junior, Bruno Silva Monti Souza, Caroline Gabriele da Fonseca Macedo, Thiago Bueno da Silva, Marcos Henrique Martins Bontempo e Marília Martins Bontempo, sob a orientação dos professores Edielson Frigieri, Alexandre Baratella Lugli, Ana Letícia Gonçalves e Carlos Alberto Ynoguti.

Cada grupo teve que propor uma solução inovadora utilizando a tecnologia M2M ("machine to machine"), destinado à melhoria da qualidade de vida urbana. Representantes da empresa Telit Wireless Solutions estiveram no Inatel em outubro do ano passado para apresentar as regras do concurso. Os projetos que estão na competição são o Spin – Sistema de Plantações Inteligentes, o  Sistema Aplicado ao Sistema de Saúde, o AutoNet e o Gota – Gerenciamento Otimizado de Água. "Essa competição permite que a gente coloque em prática o que aprendemos em sala de aula. E por se tratar de Internet das Coisas tem muito a acrescentar na nossa experiência, pois é o assunto do momento na área de tecnologia", disse a estudante Amanda da Silva.

Jonas Lopes, Amanda Kelly e Samuel Pereira, integrantes de uma das equipes finalistas da Telit Cup BrasilO aluno Jonas Lopes, do grupo que idealizou o Gota especialmente para a competição, afirma que as experiências oferecidas pelo Inatel aos estudantes durante o curso são um diferencial na hora de participar de concursos como a da Telit. "Nós alunos somos integrados e temos o hábito de projetar e praticar. O Inatel tem papel fundamental no nosso desempenho na competição ao nos estimular a fazer projetos e colocá-los em prática em diversas atividades durante a graduação, como a Feira Tecnológica - Fetin."

A experiência na Fetin realmente é um diferencial. Dois dos projetos selecionados já foram apresentados na feira; o Spin – Sistema de Plantações Inteligentes e AutoNet, que ganhou o prêmio Fapemig de Inovação Tecnológica de 2014, concedido pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Para o vice-diretor do Inatel e pró-diretor de Graduação, Carlos Nazareth Motta Marins, ter quatro equipes qualificadas para a Telit Cup mostra que a instituição, por meio do trabalho de docentes e alunos, consegue utilizar o conhecimento técnico para gerar inovação. "Este é um resultado formidável. Os trabalhos dos nossos alunos estão sendo reconhecidos, pois conseguem utilizar a internet das coisas voltada para melhoria de vida e com um grande apelo mercadológico. Os nossos alunos e professores orientadores apresentam ao Brasil e ao mundo o trabalho que toda comunidade do Inatel se empenha ao longo desta bela trajetória de 50 anos", afirma.

Agora as equipes selecionadas terão que fazer um protótipo com kits disponibilizados pela Telit. O resultado será anunciado em junho e os vencedores receberão como prêmio uma viagem para Las Vegas.