Para o ex-aluno Marcelo Madariaga Sapiain, além dos conhecimentos adquiridos no Instituto o contato com a cultura local foi de extrema importância. "Achei muito legal o intercâmbio cultural com as pessoas aqui do Brasil e o qual eu pessoalmente valorizo muito. Dos conhecimentos técnicos que adquiri, o melhor foi à experiência de viver em meio à outra cultura. A tecnologia que vimos no Instituto é excelente e o nível do curso e das disciplinas que cursamos foi muito alto", afirma Marcelo.
Nicolás Mardones Diaz, também aluno do programa, destacou a qualidade do ensino do Inatel. "Foi um ano muito gratificante para mim. Tudo que vivi aqui foi um sonho, pois sempre gostei do idioma, das pessoas e da cultura. As coisas que estudei aqui fizeram com que eu abrisse a minha mente e aumentasse muito meus conhecimentos. Gostaria de voltar para fazer Mestrado no Inatel", diz Nicolás.
Novos alunos
Em outubro, o Inatel receberá 13 novos alunos participantes desse programa para cursar também a pós- graduação em Engenharia de Telecomunicações.
Na opinião do professor Leonardo Maia, o curso é muito importante para esses alunos e também para a instituição. "Para o Inatel, é muito bom participar desse programa do Ministério da Educação do Chile e receber cada vez mais alunos estrangeiros. Isso colabora com o projeto de internacionalização da instituição, pois nos projeta no mercado mostrando a importância do Instituto", enfatiza.
Sobre o programa
Para continuar especializando profissionais em diversas áreas e dar um impulso para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país, o governo do Chile implantou o programa Becas Chile, que promove a seleção de estudantes para se especializar em instituições educacionais de diferentes países.
