Uma história que começou há sete anos com 15 alunos encerrou 2010 com 111 estudantes recebendo o certificado de conclusão de mais um ano de estudo. Este é o resultado do programa Inatel cas@viva, projeto mantido pelo Inatel, que oferece Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social a alunos de baixa renda da rede pública de ensino de Santa Rita do Sapucaí e que já beneficiou mais de mil adolescentes. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na noite de terça-feira, dia 21 de dezembro, no auditório Aureliano Chaves, com a presença dos alunos das escolas parceiras E.M. Dr. José Ribeiro de Carvalho, E. E. Sinhá Moreira, E. E. Sanico Teles, E. E. Dr. Luiz Pinto de Almeida, e a E. E. Dr. Delfim Moreira.
Através de um vídeo, pais, alunos, professores e colaboradores conferiram as atividades realizadas durante este ano, sob a coordenação da equipe de voluntários e colaboradores do Inatel cas@viva, a pedagoga Renata Mendonça Villela, professora e orientadora da área comportamental, a engenheira Débora Constanti Justino Ribeiro, professora e orientadora do projeto "Lixo Eletrônico", a engenheira Rosimara Beatriz Arci Salgado, professora e orientadora dos cursos de base tecnológica, a psicóloga Elza Maria Correa, a assistente administrativo Ana Queli Luzia da Silva, a menor aprendiz Francielly Marianne Laranjo Silva, e a estagiária Mariângela Bertoloni.
Claudia Aparecida Vilela Botelho, dir. da Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho, prof. Marcelo de Oliveira Marques, diretor do Inatel, José Geraldo de Souza, pres. da Finatel, Monica Flores de Carvalho Ribeiro, dir. Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida , Victor Hugo de Mello Andare Junior, vice-diretor Escola Estadual Sanico Teles, e Andréa Borsato Pinto, supervisora da Escola Estadual Dr. Delfim Moreira
Participaram da entrega dos certificados o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o presidente da Finatel e idealizador do programa Cas@Viva, José Geraldo de Souza, além dos representantes das escolas parceiras. O professor José Geraldo de Souza relembrou o início do projeto, quando ele mesmo visitou a casa dos pais dos alunos para explicar qual o objetivo do trabalho que seria iniciado. "Gostaria de agradecer a confiança das escolas e dos pais que acreditaram neste projeto. O apoio de todos foi essencial".
Alunos e colaboradores da Cas@Viva ao final da entrega dos certificados
O projeto de Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social é dividido em dois módulos, o primeiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental, com aulas de Microinformática, Ética e Cidadania, Arte de falar em público, Meio Ambiente, Esporte, Música e Xadrez, e o módulo 2, dedicado a estudantes do Ensino Médio, que tiveram aulas sobre Qualidade, Microinformática, Informática - Hardware e Software, Eletricidade e Eletrônica, Telefonia, Redes de Comunicação de Dados, Web Page e Programação.
Tamires da Silva Martins recebeu o prêmio de melhor aluna do módulo 1 e Rafaela Lourenço de Paula foi premiada como a melhor estudante do módulo 2 e foi ela também que fez o discurso de agradecimento em nome dos alunos do Inatel cas@viva.
O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, parabenizou os estudantes e falou sobre o importante trabalho desenvolvido com esses jovens. "Este programa promove não só a inclusão digital, mas também e, principalmente, o exercício pleno da cidadania. É através desse trabalho que a nossa instituição consegue dar uma de suas mais valiosas contribuições ao desenvolvimento de nossa cidade".