Alunos empreendedores participam de Congresso de Tecnologia Assistiva

Os alunos e empreendedores do projeto Blinker, residente na Pré-Incubadora do Inatel desde abril, puderam conhecer e debater as dificuldades dos portadores de deficiência no "3° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva", realizado no Rio de Janeiro.

imagens_alunos_blinker_450

 

Robert Reiner Nery e Suzzane Assis de Souza Melo, alunos de Engenharia Elétrica, desenvolvem equipamentos para a inclusão digital de pessoas portadoras de deficiência motora ou mental, como o mouse e teclado ergométricos e o mouse com controle óptico. O objetivo dos alunos é transformar este projeto, que começou há dois anos na Iniciação Científica, em um produto a partir da abertura de uma empresa.

Robert Nery e Suzzane Melo estão focados na tecnologia assistiva

No evento carioca, os estudantes ficaram surpresos com o baixo número de participação de engenheiros em um congresso de tecnologia assistiva, uma área que tem grande demanda pelo desenvolvimento de produtos variados. O que mais chamou a atenção dos jovens foi a necessidade que os deficientes têm por tecnologias consideradas simples. "Sempre pensamos no desenvolvimento de projetos grandiosos, mas eles necessitam do básico, para desempenhar funções do dia a dia", disse Suzzane Assis.

Segundo Robert Nery, o congresso foi importante para que os empreendedores pudessem definir as ações da futura empresa que pretendem abrir. "É urgente desenvolver tecnologias simples, úteis e, principalmente, com preço acessível. Assim, conseguiremos a inclusão plena". Parte dos projetos dos alunos estará exposta na 29ª Fetin, de 28 a 30 de outubro.