Equipe está na final da Olimpíada Brasileira de Satélites e lançamento acontecerá no Centro Espacial de Alcântara
A equipe Priceless Brain, que integra o CubeSat Design Team - time de desenvolvimento de satélites do Cyber Secutity & IoT Laboratory - está na final nacional da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSat). Formada pelos alunos Matheus Reno Torres e Arielli Ajudarte da Conceição, sob orientação do professor Evandro César Villas Boas, a equipe foi a melhor colocada, dentre as equipes de todos os níveis escolares e regiões do país, na quarta fase da competição realizada no início deste ano.
Clique para conhecer as equipes que foram classificadas.
O resultado foi divulgado no dia 5 de abril e, a partir de agora a equipe se prepara para fazer o lançamento sub-orbital do satélite CubeSat, desenvolvido por eles, no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. "A cada fase da Olimpíada, nos surpreendemos mais com nossos resultados e conquistas. Agora, na quarta e última fase, concorremos para lançar nosso CubeSat e comprovar o sucesso de nossa missão”, comenta Arielli.
A aluna é a única que participou do desenvolvimento do satélite desde o início e de todas as etapas da OBSat, pois a equipe foi mudando ao longo da competição. Para ela, chegar até a final é gratificante e desafiador. “Esperamos conseguir ótimos resultados na próxima etapa. É uma honra fazer parte dessa história e desse time. Agradeço a todos que ajudaram nesta caminhada. Que este seja apenas o começo. Ao infinito e além!", comemora a aluna.
Os CubeSats são satélites em miniatura que podem ser lançados para órbita e executam missões reais. Eles geralmente são utilizados para pesquisas espaciais e em Telecomunicações. O CubeSat Desing Team foi criado com o intuito de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial. O time está aberto a participação de alunos de todos os cursos de graduação do Inatel.
A data do lançamento dos satélites ainda não foi divulgada. A OBSat é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o objetivo promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes do país.