"Foi realmente um sucesso. Registramos 1400 participações em todas as atividades, com a participação de pessoas de 41 municípios da região. Os minicursos, o workshop e a Olimpíada do Empreendedor capacitaram 150 alunos da instituição. E além dos números, a sinergia entre os participantes também é algo bastante valioso que o evento proporcionou." Este é o balanço do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo – NEmp, Rogério Abranches da Silva, sobre a 11ª edição da Semana do Empreendedor do Inatel. O evento, promovido todos os anos pelo Núcleo em parceria com o Sebrae, movimentou o campus da instituição na última semana com palestras, minicursos e outras atividades.
O grande destaque desta edição foi a palestra de Bel Pesce, ícone do empreendedorismo jovem no Brasil. Em um relato bastante descontraído e divertido, Bel mostrou aos participantes como o erro é importante na rotina de um empreendedor e que ele deve ser visto como aprendizado. "Foi muito legal estar no Inatel com pessoas que tem o DNA similar e gostam de criar e inovar. Falamos de coisas sérias em relação ao empreendedorismo. Foi uma palestra que mostrou que é possível empreender, mas o quanto é difícil também. Acho que foi um choque de realidade", destacou.
Para Laís Olimpio, aluna do curso de Engenharia de Telecomunicações, a Semana é um evento muito importante que ajuda os alunos a desenvolverem as características empreendedoras com exemplos reais. "As palestras foram muito bem escolhidas e mostraram que é possível empreender também na vida e não somente abrindo uma empresa", ressaltou.
Incentivo à inovação aberta
Outro ponto alto do evento foi o grande número de ideias que surgiram dentro das atividades realizadas ao longo da Semana. Na Olimpíada do Empreendedor, que aconteceu no dia 6, os participantes foram incentivados a se cadastrarem no Banco de Ideias do Inatel, plataforma criada pelo NEmp para incentivar a identificação de novas oportunidades e geração de novos negócios. O resultado foi o acréscimo de 65 novas propostas para o banco, sendo que 24 delas foram direcionadas para o Desafio da Inovação – Fit Networks.
"Nossa ideia foi fazer um evento bem parecido com um Startup e com o foco nas Redes Sociais como ferramenta de divulgação. O resultado foi muito positivo e foi gratificante ver que conseguimos despertar nos participantes o interesse pelo empreendedorismo. Queremos inovar ainda mais no próximo ano", comentou o assessor do Núcleo de Projetos Sociais e Promoção da Empresa Júnior do Inatel – CP2eJr., Samuel José do Couto.