Em 2012, pela segunda vez a comissão organizadora da Feira exigiu que os alunos mostrassem uma prévia do trabalho. Além disso, durante o ano as equipes passaram por diversas etapas eliminatórias e contaram com apoios técnicos e teóricos. Como conseqüência, os alunos tiveram que se empenhar mais para passar por todas as etapas e estarem aptos a se apresentarem na Fetin.
Uma das grandes novidades foi que este ano os projetos foram acompanhados por professores orientadores. De acordo com a aluna do 7º período de Engenharia Biomédica Isabel Francine Mendes, que junto com a equipe dela desenvolveu um dispositivo para o médico receber dados do paciente via celular, o acompanhamento do professor foi essencial no desenvolvimento do projeto. "O professor deu dicas sobre como a gente poderia melhorar nosso projeto, sobre qual micro-controlador utilizar, qual é a interface adequada e também contribuiu na parte de gestão do trabalho", disse.
A equipe do aluno Carlos Eduardo Vieira de Morais do 8º período de Engenharia Elétrica decidiu desenvolver um projeto para dar um novo uso aos orelhões e transformá-los em centrais de internet sem fio. O estudante comentou que a orientação e os esclarecimentos do professor orientador foram essenciais para a formatação e a análise sobre a viabilidade do projeto. "A orientação funcionou como um esclarecedor de dúvidas. Ajudou muito para saber o que fazer e o que não fazer, quando fazer e quando deixar de fazer", comentou.
PROGRAMAÇÃO
A 31ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – Fetin traz uma programação variada e com diversas novidades. Este ano, o evento ocorre nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Ginásio Inatel.
Além da exposição de projetos dos alunos do Inatel, a Fetin 2012 traz uma programação para diversos públicos. Os interessados em computação, por exemplo, poderão participar de torneios de games, debates sobre tecnologias desta área e da Olimpíada da Programação. Além de atividades de computação, os visitantes da Feira poderão também participar de workshops sobre engenharia, tecnologia e estratégias empresariais.
Os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de realizar o Desafio TRAPS. A atividade desafia os jovens a criarem um carrinho que utiliza uma ratoeira para propulsão. Os alunos também poderão assistir um workshop de eletrônica.
Professores de matemática, ciências, física e química do Ensino Médio também contam com atividade específica no evento. Os educadores poderão participar de uma oficina com experimentos para serem aplicados em sala de aula.
De acordo com o coordenador da Fetin, professor Bruno de Oliveira Monteiro, a intenção é que a Feira se torne, cada vez mais, uma vitrine de novos talentos, novas tecnologias e projetos inovadores. "Este ano teremos a participação de três projetos internacionais sendo expostos na Feira. A vinda desses é um marco, que inicia um relacionamento internacional excelente e passa a fazer com que Fetin tenha visibilidade internacional", comenta.
Mais informações e a programação completa da Fetin podem ser obtidas pelo site www.inatel.br/fetin.