Arduíno Challenge e Programação 1.0, as competições do Inatel que incentivam o ingresso de jovens nas carreiras relacionadas à tecnologia

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Torneios possuem presenças femininas, com destaque das jovens no nível técnico da competição de robótica

 O Arduino Challenge, do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, chegou à sua 10ª edição. A competição de robótica visa desmistificar os conceitos básicos de Engenharia, além de propiciar aos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, um primeiro contato com as áreas de inovação tecnológica. Neste ano de 2023 o evento contou com a participação de 16 instituições de ensino, sendo 11 regulares e cinco técnicos, representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante o torneio, aproximadamente 480 alunos participantes foram distribuídos em equipes, preenchendo duas categorias de competição: a médio-regular e a médio-técnico. Os alunos passaram por um treinamento e também dinâmicas que envolveram conceitos de eletrônica, programação, e a utilização da plataforma Arduino (um hardware integrado a um software, que pode ser comparado a um pequeno robô). Já a dinâmica final da competição, aconteceu aos moldes de uma maratona de programação.

Imagem de artigo de Notícias - Foto 2Concomitantemente ao Torneio Arduino, houve a 8ª edição do “Programação 1.0”, um treinamento prático a respeito da linguagem de programação Python. O projeto visa estimular o raciocínio lógico e a criatividade, além de preparar os jovens competidores para desafios futuros do mercado de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ação contou com a participação de 12 colégios que representaram os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. A proposta, promovida pelo Núcleo de Relacionamento com Colégios (NRC) do instituto, aproxima alunos do ensino médio para o mundo da computação, assim como conduz a uma formação complementar em hard skills (habilidade técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais) aos jovens.

A competição é um treinamento de categoria única, com formato individual, para alunos de ensino médio de escolas regulares, e que pela primeira vez foi realizado desvinculado do cronograma da Feira Tecnológica do Inatel – Fetin. O torneio começa na sede das próprias escolas, como um treinamento feito pela equipe do Inatel, que seleciona os quatro destaques que irão representar seus respectivos colégios na competição. Já na Maratona Anual de Programação do Inatel – MAPI - a etapa final do Programação 1.0 que representa o fechamento das atividades realizadas com as equipes ao longo de um ano -, os finalistas são desafiados a resolverem 15 problemas computacionais de complexidade diversa, em até 3h de competição.

Imagem de artigo de Notícias - Foto 3Um dos diferenciais deste ano, em ambas as competições, foi a presença de equipes femininas e mulheres que se destacaram nos eventos. No “Arduino”, duas equipes foram formadas por mulheres e uma delas conquistou o segundo lugar, na categoria técnica. Ainda nessa categoria, a equipe campeã foi composta por uma mulher e um homem. Já na “Programação 1.0”, 16% dos finalistas foram mulheres, com a presença feminina entre as cinco melhores colocações da competição.

Confira abaixo, os vencedores dos dois torneios. Veja também as fotografias da premiação, clicando aqui. Todas as competições voltam a ocorrer em 2024, com uma programação que contará com muitas surpresas para os colégios que participarão da iniciativa. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail: vestibular@inatel.br ou andre.nascimento@inatel.br 

 

ARDUINO CHALLENGE

  • Ensino médio-regular

1° lugar - Instituto Alpha Lumen

- Pedro Martineli Rodrigues

- Vinícius Teixeira Follmann

2° lugar - Anglo de Pindamonhangaba

- Antônio Celso Oliveira da Silva

- Pedro de Souza Labastie

 

  • Ensino médio-técnico

1° lugar - Instituto Técnico de Barueri (ITB)

- Mônica de Almeida Sousa

- Thiago da Silva Ferreira

2° lugar - Instituto Federal de Inconfidentes

- Ana Elisa Moreira

- Mariana Marcílio de Carvalho

PROGRAMAÇÃO 1.0

1º Lugar: Isaac Reys | Colégio Militar de Belo Horizonte

2º Lugar: João Pedro Tilmann de Souza | Curso G9

3º Lugar: Apolo Bagattini | Curso G9

 

CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA: