Torneios possuem presenças femininas, com destaque das jovens no nível técnico da competição de robótica
O Arduino Challenge, do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, chegou à sua 10ª edição. A competição de robótica visa desmistificar os conceitos básicos de Engenharia, além de propiciar aos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, um primeiro contato com as áreas de inovação tecnológica. Neste ano de 2023 o evento contou com a participação de 16 instituições de ensino, sendo 11 regulares e cinco técnicos, representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Concomitantemente ao Torneio Arduino, houve a 8ª edição do “Programação 1.0”, um treinamento prático a respeito da linguagem de programação Python. O projeto visa estimular o raciocínio lógico e a criatividade, além de preparar os jovens competidores para desafios futuros do mercado de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ação contou com a participação de 12 colégios que representaram os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. A proposta, promovida pelo Núcleo de Relacionamento com Colégios (NRC) do instituto, aproxima alunos do ensino médio para o mundo da computação, assim como conduz a uma formação complementar em hard skills (habilidade técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais) aos jovens.
Confira abaixo, os vencedores dos dois torneios. Veja também as fotografias da premiação, clicando aqui. Todas as competições voltam a ocorrer em 2024, com uma programação que contará com muitas surpresas para os colégios que participarão da iniciativa. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail: vestibular@inatel.br ou andre.nascimento@inatel.br
ARDUINO CHALLENGE
- Ensino médio-regular
1° lugar - Instituto Alpha Lumen
- Pedro Martineli Rodrigues
- Vinícius Teixeira Follmann
2° lugar - Anglo de Pindamonhangaba
- Antônio Celso Oliveira da Silva
- Pedro de Souza Labastie
- Ensino médio-técnico
1° lugar - Instituto Técnico de Barueri (ITB)
- Mônica de Almeida Sousa
- Thiago da Silva Ferreira
2° lugar - Instituto Federal de Inconfidentes
- Ana Elisa Moreira
- Mariana Marcílio de Carvalho
PROGRAMAÇÃO 1.0
1º Lugar: Isaac Reys Colégio Militar de Belo Horizonte
2º Lugar: João Pedro Tilmann de Souza Curso G9
3º Lugar: Apolo Bagattini Curso G9
CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA:


