O artigo “Combinando Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Blockchain para Monitorar a Cadeia de Agroquímicos”, co-orientado pelo professor do Inatel, Dr. Antônio Marcos Alberti, recebeu o prêmio de Best Paper no XXIII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP 2021). O trabalho é conduzido pelo estudante de Doutorado Emiliano Monteiro (Unemat), e envolve ainda os pesquisadores Maria Mignoni (Unemat), Rodrigo da Rosa Righi (Unisinos), Cristiano André da Costa (Unisinos) e Rafael Kunst (Unisinos).
O trabalho apresenta um modelo que permite a rastreabilidade de defensivos agrícolas, combinando sensores de Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina, redes de neblina (fog), identificação por rádio frequência (RFID) e blockchain. O diferencial do modelo está na contribuição de uma proposta modular e que permite segurança e confiabilidade no controle dos produtos.
Segundo o professor, o prêmio reforça a parceria de excelência existente desde 2012 com a pós-graduação em Computação Aplicada da Unisinos. “Estamos confiantes de que esse prêmio é apenas o 1º resultado do trabalho conjunto em cadeia reversa de agrotóxicos com Blockchain, IoT, cloud computing e gamificação, conduzido pelo Emiliano. Agradeço a oportunidade de trabalhar com equipe de tamanha expertise”, destacou.
Antônio Alberti é professor nos cursos de Mestrado e Doutorado, coordenador do ICT Lab (Information and Communication Technologies Laboratory) e participa das pesquisas em 5G e 6G da instituição.