As vantagens de fazer parte da Incubadora de Empresas do Inatel

Rogério Abranches da Silva é coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel desde 2005. Nesta entrevista, ele explica a importância da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel para o desenvolvimento, crescimento e consolidação de um empreendimento.
inatel-rogerio-nemp-ago-2013
Rogério, explique sobre o Edital 2013, o que mudou nesse ano em relação aos anteriores; sobre os prazos de inscrição, regulamentos, a importância e seriedade do Processo Seletivo, e quais orientações para participação no Programa.
Em relação ao Edital de Seleção de empresas para a Incubadora do Inatel, o processo mudou um pouco a partir de 2013 e, em nossa opinião, para melhor.

A mudança transformou os processos seletivos de propostas (empresas) da Incubadora em "fluxo contínuo", ou seja, o edital passa a ser programado para o ano todo e, dentro desse, os processos seletivos passam a ocorrer um após o outro. É importante dizer aos candidatos, potenciais empreendedores, que a participação no processo seletivo de empresas agrega muito valor às suas propostas, além de conhecimento e mais experiência aos empreendedores. Os candidatos participam de um curso prático preparado e ministrado por empresários experientes, sobre as principais áreas funcionais de uma empresa nascente, entre outras atividades. Os prazos e regulamentos, podem ser acessados através do site da Incubadora pelo link: www.inatel.br/incubadora.

Depois de inscrito, o que ocorre com os candidatos até a chegada do dia da apresentação da proposta do empreendimento na Incubadora perante os jurados?
Existe um cronograma que integra o processo seletivo, que deverá ser seguido pelos candidatos e que contempla, basicamente: entrevista com a equipe gestora da Incubadora; confecção do Plano de Negócio que será apresentado, com apoio disponibilizado pela Incubadora; curso preparatório para os novos empresários, primeira avaliação do Plano de Negócio pela Incubadora, revisão do Plano de Negócio pelos candidatos e entrega final do Plano final. Por fim, é realizada a apresentação das propostas pelos candidatos a um júri de especialistas, que deliberará sobre as mesmas. Realmente é um processo de aprendizado para os que participam.

O que é avaliado nesses Projetos?
Os principais itens avaliados são: viabilidade técnica, mercadológica e financeira dos empreendimentos propostos; grau de inovação como diferencial competitivo; disponibilidade de capital inicial dos sócios; disponibilidade dos sócios para atuarem no dia a dia do negócio e capacidade de crescimento do negócio nascente e alinhamento da proposta com a missão da Incubadora.

Depois do projeto aprovado pela banca, como vai ser o dia a dia desses empresários na Incubadora e quais benefícios poderão usufruir ao participar do Programa de Incubação?
Os novos empresários receberão vários tipos de apoio da Instituição, através do Programa de Incubação, como: infraestrutura adequada para a operação da empresa (internet veloz, apoio de secretariado e recepcionista; salas multimídia para treinamentos e reuniões); a disponibilidade de equipamentos de medição e controle (osciloscópios, multímetros, Kit´s para desenvolvimento entre outros); auxílio na captação de recursos financeiros e, principalmente, um Programa de Capacitação que contempla consultorias, assessorias e cursos especializados.

As empresas Incubadas e Graduadas são procuradas por investidores financeiros, como é realizado esse contato?
Sim, as empresas incubadas no Inatel sempre foram procuradas por investidores. Principalmente nos últimos dois anos, essa procura aumentou muito em relação às empresas incubadas e graduadas. Um dos exemplos é o investidor-anjo, que normalmente é um ex-empresário ou executivo que já trilhou uma carreira e quer alocar uma parte (normalmente entre 5% a 10% do seu patrimônio) para investir em novas empresas, bem como aplicar sua experiência em apoio à empresa.

Para finalizar, o que você diz aos empresários que têm vontade de ingressar no Programa de Incubação do Inatel?
A Incubadora da Instituição é voltada para resultados, todos os nossos planejamentos, investimentos e decisões apontam para o melhor fim, que é a graduação com sucesso das empresas para o mercado. Fomos a primeira ou a segunda Incubadora do País a ter o sistema de gestão certificado pela Norma ISO 9001, em 2001, e neste momento, estamos em busca de uma certificação nacional específica para Incubadoras de Empresas de alta performance.