Com o intuito de incentivar os alunos a pesquisarem sobre os fatos históricos da região, o Centro de Memória Inatel realiza uma Atividade Complementar em que os estudantes pesquisam sobre a história de instituições e Associações de Santa Rita do Sapucaí. Cada equipe de 13 alunos ficou responsável por uma temática, a partir dela, devem realizar levantamentos históricos e de fatos importantes de instituições da cidade, entre as entidades estão escolas estaduais e municipais, a ETE, a Fai e o próprio Inatel.
FOTO: Alunos recebem orientação de como deverão realizar a pesquisa sobre a história das instituições da cidade
Participam do trabalho alunos do 2º Período dos cursos de engenharia do Instituto. Após a pesquisa feita por meio de entrevista ou consulta ao acervo do Centro de Memória Inatel, os estudantes devem entregar um relatório contendo um resumo sobre a história da entidade. De acordo com o funcionário do Centro de Memória, Noel Izidoro de Souza "esse tipo de atividade é importante porque mostra para os alunos a relevância da cultura e os envolve com a área humanística".
O coordenador do Centro de Memória Inatel, Paulo Eduardo de Almeida, comenta que "ao integrar a cultura em uma faculdade de engenharia, queremos passar o conhecimento sobre o Inatel sua história e também a história da cidade, com isso, nessa Atividade Complementar apresentamos as diversas Instituições e Associações que Santa Rita do Sapucaí possui, e os alunos ao fazer essas pesquisas adquirem conhecimento da Memória do Inatel e da comunidade." Almeida explica ainda que o Centro de Memória não trabalha apenas com fatos passados, mas também com momentos atuais. "O que aconteceu ontem já é memória", explica.
Giancarlo Carvalho Sacomani, aluno do 2º Período de Engenharia de Telecomunicações é um dos participantes do trabalho, segundo ele, "a atividade será importante para entender e aprender sobre o que houve no passado, conhecer os acertos e erros para melhorar o futuro".
Os trabalhos serão entregues no próximo dia 2 de dezembro. Após serem analisados, vão integrar o acervo histórico do Centro de Memória e poderão ser consultados como fonte de pesquisas por alunos do Inatel, comunidade de Santa Rita e região.