Auditor recomenda a manutenção da certificação ISO 9001:2008 da Incubadora do Inatel

auditoria2_12-02-2010No dia 12 de fevereiro/2010, a Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel passou por uma auditoria de supervisão , realizada pelo auditor Eduardo Krafetuski da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV e pelo The Internacional Certification Network - IQnet, - entidade composta pelos mais importantes órgãos certificadores de todo o mundo - que resultou em uma oportunidade de melhoria e a recomendação da manutenção da certificação NBR ISO 9001, versão 2008.

ISO

A Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel é uma das primeiras do Brasil a ser certificada pela norma ISO 9001. Com a certificação dentro do escopo "Incubação de empresas de Base Tecnológica, oriundas da Comunidade Acadêmica do Inatel", e o contínuo aprimoramento dos processos, a incubadora garantiu um padrão de qualidade na graduação de empresas, aumentando possibilidades de parcerias externas.

Incubadora

O ‘Programa de Incubação de Empresas e Produtos do Inatel' iniciou suas atividades em 1985. A partir de 1992, o Programa passou a ter instalações próprias e um regulamento específico.

Com uma trajetória de sucesso registrada na história do Instituto, ficou evidente a necessidade de que os programas de empreendedorismo e de incubação passassem por um processo de reestruturação com o objetivo de preservar e aprimorar as atividades de incubação.

Em 1999, o programa passou por uma nova reformulação e recebeu o nome de Incubadora de Empresas e Projetos, sendo coordenada pelo Núcleo de Empreendedorismo do Instituto , o NEmp.

Atualmente, a Incubadora abriga 11 empresas residentes e possui 40 empresas graduadas. "Este processo nos estimula a divulgar, por todo o país, o Sistema de Gestão da Qualidade da Incubadora de Empresas do Inatel que nos levou à certificação ISO 9001", destaca a Representante da Direção, Fernanda Balestra.