"Vou recomendar a manutenção da certificação ISO 9001 do Inatel. A Incubadora está de parabéns pelo trabalho desenvolvido e tudo está de acordo com as normas de 2008", afirmou o auditor responsável.
ISO
A Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel é uma das primeiras do Brasil a ser certificada pela norma ISO 9001. Com a certificação dentro do escopo "Incubação de empresas de Base Tecnológica, oriundas da Comunidade Acadêmica do Inatel", e o contínuo aprimoramento dos processos, a incubadora garantiu um padrão de qualidade na graduação de empresas, aumentando possibilidades de parcerias externas.
Para o diretor do Inatel, prof. Wander Wilson Chaves, o sistema ISO 9001:2008 é uma referência mundial de qualidade na prestação de serviços, aceita em mais de 130 países. "A recertificação da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel demonstra o investimento contínuo que temos, de forma que o Inatel possa ser certificado por completo", conclui o diretor.
Incubadora
O ‘Programa de Incubação de Empresas e Produtos do Inatel' iniciou sua atividades em 1985. A partir de 1992, o Programa passou a ter instalações próprias e um regulamento específico.
Com uma trajetória de sucesso registrada na história do Instituto, ficou evidente a necessidade de que os programas de empreendedorismo e de incubação passassem por um processo de reestruturação com o objetivo de preservar e aprimorar as atividades de incubação desenvolvidas no Instituto.
Em 1999, o programa passou por uma nova reformulação e a chamar-se Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel, sendo coordenada pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, o NEmp.
Atualmente, a Incubadora abriga 11 empresas residentes, 03 projetos pré-incubados e possui 36 empresas graduadas. "Este processo nos estimula a divulgar, por todo o país, o Sistema de Gestão da Qualidade da Incubadora de Empresas do Inatel que nos levou à certificação ISO 9001", destaca o coordenador do NEmp, Rogério Abranches da Silva.