Aula Magna do Inatel tem palestra sobre tecnologia 5G com CEO da Nokia Brasil

inatel aulamagna nokia setembro 2021O Inatel realizou, na noite desta quarta-feira (8), a Aula Magna dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da instituição. O evento on-line teve uma palestra do CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos, e contou com quase 600 participantes. Também foram distribuídas as congratulações para acadêmicos que tiveram destaque no primeiro semestre.

Ailton apontou os principais desafios para o avanço do 5G no Brasil, como a dificuldade de se alcançar as áreas rurais. "Hoje, só 11% do campo brasileiro é conectado. Apesar de todos os esforços que a gente tem em conectar, ainda é pequeno, comparado com 89% que a gente tem da área urbana. Então, a área urbana, com certeza, vai chegar a 100% e não vai demorar muito", disse.

Santos explicou que a diferença na densidade populacional entre as áreas urbana e rural aumenta o custo da aplicação da conectividade em locais remotos. "É uma densidade muito maior, hoje em dia, nas áreas urbanas. Hoje a densidade do campo é 20 vezes menor do que na área urbana e o custo de fazer uma implantação de uma rede é cinco vezes maior", afirmou.

Aula Magna do 2º semestre de 2021Acadêmicos de destaque

O evento marcou também o reconhecimento dos alunos dos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel, com a entrega dos certificados de excelência de desempenho acadêmico e de honra ao mérito. Foram distribuídos 144 certificados para os alunos dos cursos de graduação que se destacaram no 1º semestre de 2021, cinco medalhas para estudantes recém-formados e 38 pesquisadores, dentre egressos, autores de dissertações e professores foram condecorados por suas produções.

A lista completa você confere abaixo.

Jovens Talentos

Após a palestra, o vice-diretor do Inatel, Guilherme Augusto Barucke Marcondes, nomeou o aluno escolhido para o Programa Jovens Talentos. O projeto contempla o aluno que, ao final do terceiro período, se destaca por seu desempenho acadêmico. O escolhido foi João Henrique Silva Delfino, graduando de Engenharia de Computação.

"É um programa do Inatel que apoia esses alunos contemplados com um suporte adicional no seu desenvolvimento acadêmico de agora até o final do curso. Então, o João Henrique está recebendo seu passaporte para atividades extras que complementem a sua formação ao longo da academia", anunciou.

O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Marins, finalizou o evento ressaltando o bom desempenho da instituição nos cursos de pós-graduação stricto sensu no último quadriênio. Ele também parabenizou os alunos e professores pelo desempenho acadêmico.

"Agradeço também aos professores, que durante esse período de pandemia foram incansáveis no que diz respeito ao atendimento aos alunos, à atenção aos alunos, à preparação com qualidade das aulas e, consequentemente, manter o grau de excelência que o Inatel sempre prezou ao longo da sua história, ao longo desses 56 anos".