AutoNet conquista o 2º lugar na Telit Cup Brasil

Marília e Marcos recebendo o certificado pelo segundo lugar conquistado. Foto: Divulgação Telit Cup BrasilO projeto AutoNet, desenvolvidos pelos irmãos e alunos do Inatel Marília Martins Bontempo do 9º período de Engenharia Elétrica e Marcos Henrique Martins Bontempo do 3º período de Engenharia de Telecomunicações foi vice-campeão da Telit Cup Brasil, promovida pela empresa italiana Telit Wireless Solutions.

A apresentação final ocorreu no dia 15 de maio, em São Paulo e o Inatel foi a única instituição de ensino com três projetos entre os nove finalistas. A competição envolveu 1400 projetos de estudantes universitários e técnicos de todo o Brasil. Em sete meses de competição, cada grupo teve que propor uma solução inovadora utilizando a tecnologia M2M ("machine to machine"), destinado à melhoria da qualidade de vida urbana e a promoção de inovações e negócios relacionados à Internet das Coisas (IoT).

Orientados pelo professor Carlos Alberto Ynoguti, os alunos desenvolveram no projeto AutoNet cinco serviços para facilitar o dia a dia no trânsito e reduzir o índice de gás carbônico como controle adaptativo, serviço de comunicação entre motoristas, localização automática de vagas, placas virtuais e semáforos inteligentes. Esse mesmo projeto foi vencedor do prêmio Fapemig de Inovação Tecnológica de 2014, concedido pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da 33ª Feira Tecnológica do Inatel no nível 4.

"A empresa Telit foi considerada entre as 100 maiores do mundo, e ver o reconhecimento frente a tantos trabalhos com bons temas, de boas universidades e orientadores excelentes foi engrandecedor tanto nós como pessoa, como para o Inatel como instituição", ressaltou Marília que recebeu como prêmio pela segunda colocação um aparelho tablet Ipad Mini.

Ainda de acordo com a aluna o projeto volta a ser apresentado na 34ª Fetin. "além disso, houve uma proposta por parte de presidente da Telit da América Latina para que abríssemos uma empresa e estamos avaliando essa possibilidade", finaliza.

Além do AutoNet, os projetos Spin – Sistema de Plantações Inteligentes e o  Sistema Aplicado ao Sistema de Saúde também participaram da final com resultados significativos.