O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) está completando o primeiro semestre de atividades e tem muito que comemorar. Projetos prontos para serem transferidos para a indústria, publicação de artigos científicos em eventos nacionais e internacionais, visitas de empresários e pesquisadores e a incorporação de novos membros à equipe são algumas das conquistas alcançadas este ano.
Projetos
O Elevador Ortostático Dinâmico, utilizado no tratamento de pessoas com paraplegia e tetraplegia, e o Andador Microcontrolado, que facilita a movimentação de pessoas com mobilidade reduzida nas pernas, são os projetos que já possuem protótipos finalizados. A tecnologia utilizada neles já está disponível para ser repassada a empresas que queiram comercializá-los. No entanto, as duas pesquisas continuam no próximo ano na intenção de aperfeiçoar e incrementar estes equipamentos.
Outros sete projetos voltados para pessoas com deficiência física, auditiva e visual estão sendo desenvolvidos pelo CDTTA e a pretensão é que esse número aumente em 2013 e que mais protótipos sejam concluídos nos próximos meses.
Publicações
A publicação de artigos científicos sobre as pesquisas realizadas no Centro foi intensa este ano. Os eventos mais importantes foram o 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, o 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 25º Congresso Brasileiro de Neurologia – todos realizados no Brasil - e a 1ª Conferência Internacional em Design e Processos para Dispositivos Médicos (PROMED), realizada na Itália.
Para 2013, já está confirmada a participação no Workshop Científico em Métodos Avançados de Bioengenharia, na Venezuela.
Visitas
O CDTTA também recebeu visitas importantes neste primeiro semestre de atividades. Além do diretor da GE Healthcare para a América Latina, Eduardo Calderari, executivos da Koller - empresa focada em comunicação para pessoas com deficiência auditiva - e da Cajumoro - fabricante de equipamentos de fisioterapia, reabilitação, adaptação e acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência - conheceram o Centro e demonstraram interesse nos projetos.
Outra presença ilustre foi a do professor argentino Diego Beltramone, diretor do Laboratório de Engenharia de Reabilitação da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). A visita marcou o início da parceria entre o CDTTA e o laboratório para a realização de trabalhos em conjunto.
Profissionais da área de Saúde e estudantes de outras instituições de ensino da região também conheceram o CDTTA e tiveram a chance de acompanhar um pouco dos trabalhos desenvolvidos.
Equipe
Em outubro, o Centro selecionou quatro alunos para ingressarem no time de bolsistas. Os estudantes foram selecionados durante a Feira Tecnológica do Inatel – FETIN e iniciaram as pesquisas em novembro. No mesmo mês, também passou a fazer parte da equipe a professora Camila Mendonça de Moraes Lopes, responsável pela orientação de alguns projetos.
Para o próximo ano, está prevista a contratação de três engenheiros que irão completar a equipe de profissionais do CDTTA.