Exatamente 50 anos depois, mais um 31 de março memorável na história do Inatel. Um dia repleto de celebrações para comemorar o Cinquentenário de fundação do Instituto Nacional de Telecomunicações. Fundadores, professores, alunos, ex-alunos, funcionários, parceiros, colaboradores de vários setores, públicos e privados, todos juntos, para celebrar e agradecer as conquistas e superações que marcam a trajetória da primeira faculdade do Brasil com foco em telecomunicações. Uma Escola de Ensino Superior, uma Instituição de Ciência e Tecnologia ou "simplesmente" o Inatel, referência nacional e internacional quando falamos em ensino de excelência e desenvolvimento tecnológico.
Missa
As celebrações do Cinquentenário foram abertas com uma Missa Solene no Teatro Inatel com a participação de párocos da região, do Monsenhor José Carneiro e do Arcebispo Metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado. "Temos muito o que comemorar, temos muito o que agradecer e temos que agradecer a muitos. É o que faremos ao longo das comemorações que se iniciam hoje e, penso eu, estão começando da forma mais acertada, agradecendo a quem tudo possibilita e a quem tudo é devido", disse o diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques.
Durante a celebração, o bispo Dom Majella destacou o trabalho de cada um que faz essa instituição "acontecer" e a importância do Inatel para a região e o país. "Que essa instituição continue sendo um espaço constante de aprimoramento e intensa pesquisa para que o crescimento das telecomunicações seja uma verdade, com a perspectiva de um futuro melhor".
No final da Missa, o diretor Marcelo de Oliveira Marques entregou uma placa em homenagem ao bispo e o presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, fez uma homenagem para o Monsenhor José Carneiro que emocionou a todos os presentes.
Memorial Cinquentenário
A tarde do dia do Cinquentenário do Inatel reservou uma grande surpresa aos professores e funcionários do Instituto. Os atuais diretores, Marcelo Marques e Carlos Nazareth Motta Marins, os ex-diretores Wander Wilson Chaves, Pedro Sergio Monti, Mario Augusto de Souza Nunes e Navantino Barbosa, além do presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, inauguraram o Memorial Cinquentenário.
A placa comemorativa instalada na área de convivência central do Instituto homenageia "homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do Inatel, através do registro dos nomes dos que hoje dão continuidade a este grande trabalho". A placa também conta com os nomes das fundações mantenedoras do Instituto e seus respectivos presidentes, além dos diretores do Inatel ao longo dos 50 anos, e dos membros do Conselho Diretor do Inatel e da Finatel no Cinquentenário.
O diretor Marcelo de Oliveira Marques destacou a importância do trabalho de cada uma das mais de mil pessoas que trabalharam em prol do desenvolvimento do Inatel ao longo desses 50 anos. "Que desse gesto, a inauguração desse Memorial, fique registrado o esforço de todos nós e de todos aqueles que aqui já estiveram algum dia e que tornaram o Inatel uma realidade".
Assim que foi inaugurado, professores e funcionários fizeram questão de registrar seus nomes no Memorial em fotos que ganharam rapidamente as redes sociais. A funcionária Rita Sidneia Mendes do Couto, há 26 anos no Inatel, contou que se sentiu feliz por participar das comemorações do Cinquentenário e ter o nome registrado para a posteridade do Instituto que viu crescer. "Ao ver meu nome no Memorial relembrei muitos momentos marcantes que passei aqui. Quando entrei, muitos prédios não existiam e eu acompanhei a construção deles, as homenagens que recebi de alunos nas formaturas e até mesmo o apoio que tive deles durante a enchente que atingiu a cidade em 2000. O Inatel é a minha família, que me acolheu com muito amor e tenho orgulho de fazer parte desta história", disse a conhecida Neinha.
Exposição "Pioneiros de uma missão inspiradora"
As festividades do Cinquentenário Inatel continuaram durante à noite com a abertura da exposição "Pioneiros de uma missão inspiradora", no Espaço Cultural, uma homenagem aos professores fundadores da instituição e também aos alunos e professores da primeira turma do curso de Engenharia Operacional, muitos deles presentes na solenidade.
Por meio de depoimentos, fotografias e objetos antigos utilizados pelos alunos na segunda metade da década de 60, a exposição retrata o início de um projeto inovador para a época e que hoje se confirma como bem sucedido. A exposição foi organizada pelo Centro de Memória do Inatel, em um trabalho de pesquisa e entrevistas realizadas pela historiadora Patrícia Vigilato. Durante a abertura da exposição, o ex-diretor do Inatel de 1966 a 1970, Fredmarck Gonçalves Leão, que participou da fundação do Instituto, se emocionou ao falar dos desafios do início da escola e de todo o desenvolvimento do Inatel ao longo dos anos.
O ex-aluno da primeira turma Ulisses Severino Paiva também ficou emocionado ao ver retratada tantas histórias. "É de se emocionar, pois começamos do nada, com muita incerteza e superamos tudo. É uma experiência única na nossa vida, estar aqui depois de 50 anos, e saber que contribuímos para o crescimento do Inatel e para o desenvolvimento do setor de Telecomunicações do país", disse o engenheiro.
O depoimento do engenheiro Amaury Fernando de Faria, também da 1ª turma, resume muito bem o significado da noite da terça-feira para os que participaram da fundação do Inatel. “O que vem na nossa memória é aquele momento de 50 anos atrás, quando chegamos em Santa Rita e nos deparamos com uma salinha no Tiro de Guerra. Ver hoje o Inatel como está e todo esse progresso que houve faz a gente pensar: nossa, isso é um sonho!”
Sessão Solene da Congregação do Inatel alusiva aos 50 anos
A Sessão Solene do Cinquentenário do Inatel contou com a presença de professores, alunos, ex-alunos, funcionários, parceiros, colaboradores de vários setores, públicos e privados e autoridades. A Mesa Diretora foi composta por todos os diretores do Inatel ao longo desses 50 anos – Fredmarck Gonçalves Leão, Luiz Gomes da Silva Júnior, Navantino Dionízio Barbosa Filho, Mário Augusto de Souza Nunes, Pedro Sérgio Monti, Wander Wilson Chaves, Marcelo de Oliveira Marques, além do vice-diretor atual, Carlos Nazareth Motta Marins, do presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, e da senhora Maria Hortência Leite Netto, filha do idealizador e fundador do Inatel, José Nogueira Leite.
Os primeiros depoimentos da cerimônia foram do presidente da Finatel e dos diretores do Inatel, que destacaram as conquistas e superações enfrentadas em cada período à frente da instituição, além de histórias curiosas que cada um passou. Em seguida, foram iniciadas as homenagens às pessoas e entidades que contribuíram para a criação do Inatel em 1965, e também aos alunos da primeira turma do Instituto, formados em 1967.
O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, encerrou a cerimônia com um depoimento de agradecimento a todos os que fazem parte da história do Inatel. "Somos fundamentalmente uma escola em que o conhecimento é dedicado a um mundo melhor. Cinquenta anos se passaram e foi me dada a oportunidade de acompanhar muito de perto 27 destes anos. Anos em que pude perceber o que é fazer parte de uma comunidade viva, uma comunidade vencedora, que superou desafios, que se reinventou sem se esquecer do passado e se preparou para o dia de hoje e que está preparada para os próximos 50 anos e é a essa comunidade que manifesto o meu muitíssimo obrigado".
Selo postal e carimbo comemorativo
No evento foi realizado também o lançamento do selo postal e do carimbo comemorativo do Cinquentenário do Inatel, com a presença do gerente da região de vendas sul de Minas, Luís Gonzaga Amaro, representando o diretor dos Correios em Minas Gerais, Dr. José Pedro de Amengol Filho. O selo postal personalizado contém as imagens do Centro de Integração Científica Cultural e Tecnológica do Inatel – CICCT, junto à logomarca comemorativa dos 50 anos, que faz alusão a contribuição que a instituição tem dado para a sociedade e para o país.
A obliteração do selo personalizado contou com a participação do diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, o presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, o deputado federal Olavo Bilac Pinto, o deputado estadual Dalmo Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, Reinaldo De Cássia Amaral, o representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Dr. Jorge Mario Campagnolo, coordenador geral dos Serviços de Tecnologia do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, do diretor do Centro de Inovação e Tecnológica SENAI-Fiemg, professor José Policarpo Gonçalves de Abreu, representando o presidente Dr. Olavo Machado Júnior, o presidente da Ericsson América Latina e Caribe e ex-aluno do Inatel, Sérgio Quiroga da Cunha, e o vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, professor Wander Wilson Chaves, representando o prefeito Jefferson Gonçalves Mendes.
Homenagens
Os professores fundadores homenageados na Sessão Solene da Congregação do Inatel alusiva aos 50 anos foram: José Abel Roio Dos Santos, Fredmarck Gonçalves Leão, Luiz Gomes Da Silva Junior, Helio Morkarzel (in memorian), representado por sua esposa Maria Aparecida Perez Morkarzel, Fernando José Costanti (in memorian), representado por Amélia Urbanavicius Costanti, José Nogueira Leite (in memorian), representado por sua filha Maria Hortência Leite Netto. A primeira secretária do Inatel, Rita Resende Vilela Santiago, também foi homenageada.
As instituições que apoiaram a criação do Inatel e que receberam homenagem na cerimônia foram: Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí, na pessoa do presidente José Humberto Guersoni, representado pelo membro da Sociedade, Dr. José Caponi De Melo; Clube Feminino Da Amizade, na pessoa da presidente Lígia De Oliveira Cruz E Azevedo; Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, na pessoa do Presidente, Pe. Elcio José De Toledo S.J., representado pelo professor Alexandre Loures Barbosa, Diretor Executivo da Fundação, diretor da ETE e ex-aluno do Inatel; Fundação Educandário Santarritense, na pessoa do presidente Pe. Benedito Ramon Pinto, representado pelo Monsenhor José Carneiro Pinto e padre Alexandre Acácio Nogueira; Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Jefferson Gonçalves Mendes, representado pelo vice-prefeito, professor Wander Wilson Chaves.
Os professores da primeira turma homenageados foram: Heitor Miziara Vaz, Irany De Andrade Azevedo, Jayme Dreicer, Luciano Léo Kliass, Hélio Mokarzel (in memorian), neste ato representado por Irany De Andrade Azevedo e Joaquim Inacio Andrade Moreira (in memorian), representado por Regina Maria Telles Moreira.
Os alunos da primeira turma homenageados foram: Adolfo Oliveira, Amaury Fernando De Faria, Carlos Alberto Fernandes De Souza, Dalton Luiz Telles (in memorian), representado pela esposa Fátima Helena Portelinha Telles, Francisco Carlos Ribeiro, Jairo Vilas Boas Silva, João Batista De Arantes, José Odir Dias Junqueira, Luthero Hulle (in memorian), representado pela esposa Gema Eleonora de Carvalho Filho, Marcos Aurélio De Freitas, Paulo Arthur Gonçalves (in memorian), representado pela filha Ana Paula Almeida Gonçalves, Prudente Roberto Reis, Ricardo Danilo Restani de Andrade, Sérgio Antônio Deliami Dastre, Sergio Milani Simioli e Ulysses Severino Paiva.