O sistema está sendo estruturado para ser integrado aos microcontroladores da família ARMCortex utilizados em produtos eletrônicos como terminais de consulta de preço, relógios de ponto, painéis de veículos, entre outros. "Quando começamos a trabalhar com estes microcontroladores, tentamos usar um RTOS pronto, porém nenhum dos que consideramos, atendia às nossas necessidades. Foi aí que decidimos desenvolver um RTOS exclusivo", comenta o líder-técnico do projeto, Marcos Perez Mokarzel.
Dentre as inovações do sistema está a possibilidade de gerenciar mais de uma aplicação em paralelo. As vantagens são a redução de custos e do tempo de desenvolvimento dos projetos. Além disso, a utilização do sistema operacional genérico resulta em uma solução mais robusta e estável.
O trabalho vem sendo realizado há dois anos pela equipe do Centro de Referência em Software Embarcado e a previsão é que ele seja concluído dentro de seis meses.
Sobre o Centro
O Centro de Referência em Software Embarcado é integrado ao Inatel Competence Center - responsável pela interface do Instituto com o mercado. Sua função é gerar conhecimento na área de Software Embarcado e transferi-lo às empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico do Sul de Minas. O Centro também atua em parceria com grandes multinacionais no desenvolvimento de projetos na área.