O Inatel é a primeira instituição de ensino superior do país a ter acesso à plataforma de treinamentos tecnológicos on-line da Ciena, multinacional norte-americana atuante na área de redes em mais de 80 países. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma extensão de capacitação com as novas habilidades exigidas pelo mercado. “Existe uma necessidade do mercado de simplificar a rede e a solução para isso está no software. Que tipo de profissional precisamos para atender essa demanda? Engenheiros que entendam de redes de comunicação, mas também de lógica de software”, afirma a presidente da Ciena, Patrícia Vello, ex-aluna do Inatel.
A executiva explica que a multinacional escolheu o Inatel para esta parceria inédita por ser uma faculdade que trabalha o ensino de acordo com as necessidades do mercado. “O Inatel é pioneiro em telecomunicações e aberto a trazer experiências de empresas para dentro da sala de aula. Esperamos que a parceria de e-learning tenha um rápido feedback de alunos e professores”.
A plataforma Open Curriculum oferece mais de 65 horas de treinamento em tecnologias ópticas, Carrier Ethernet e virtualização. “Os treinamentos estão divididos em capacitação e-learning com certificado digital e também vídeos com os profissionais da Ciena global sobre o posicionamento dessas tecnologias no mercado. Além de ter acesso exclusivo à plataforma, que antes era apenas destinada a clientes e parceiros, os alunos do Inatel poderão fazer um teste de proficiência em redes de telecomunicações e receber uma recomendação customizada das capacitações indicadas de acordo com o resultado nos testes”, afirma o diretor de capacitação da Ciena, Samuel Marconato. O aluno com mais módulos de treinamento realizados poderá fazer, gratuitamente, a certificação (nível básico) que a empresa também oferece. Os alunos já receberam, por e-mail, as instruções para acessar a plataforma on-line.
Estágio
A parceria entre Inatel e Ciena já existe há cinco anos para a contratação de estagiários. De acordo com o gerente de Recursos Humanos da multinacional, Fernando Gouvea, todos os alunos do Inatel que estagiaram na empresa foram contratados pela Ciena ou parceiros. Atualmente, quatro estudantes fazem estágio em São Paulo e uma vaga está aberta. A ideia é fazer a seleção para essa e outras futuras vagas com os alunos que participarem das capacitações do Open Curriculum e oferecer ainda outros tipos de extensão a distância e na própria empresa durante o processo seletivo. “Esses treinamentos motivam os alunos e complementam as ações que o Inatel já realiza para formar o profissional que o mercado precisa, como o novo currículo implementado este ano com foco na multidisciplinaridade”, afirma o coordenador do Núcleo de Estágio e Serviços Profissionais do Inatel – Nesp, Bruno Monteiro.