Fazer o que gosta é muito bom, não!? APRENDER fazendo o que gosta é ainda melhor. E foram assim os dias da Semana da Computação do Inatel, realizada entre 2 e 6 de maio. O evento reuniu atividades do mundo geek, sempre com muito conteúdo. Palestras, minicursos, competições e, claro, games para desenvolver e também jogar.
Vários ex-alunos voltaram ao campus do Inatel para contar experiências da carreira, como Elias Eugênio, da Watchguard, que falou sobre Segurança Digital nos Tempos Modernos; Rodrigo Ribeiro, da Cielo, que explicou sobre Blockchain e Criptomoedas e Wellington Chiachio, do Google.
Além das palestras e minicursos, o primeiro dia do evento já contou com duas ações empolgantes. A Game Exposition reuniu fãs de games que puderam se divertir com mais de dez simuladores. E pela primeira vez foi realizada uma Maratona de Programação, com disputa em equipe, como ocorrem nas competições nacionais e internacionais. A Maratona reuniu 150 estudantes em quatro horas de resolução de problemas. A equipe vencedora foi Stormtroop3rs, que solucionou os 12 problemas propostos. A equipe Foco, apenas com alunos do primeiro período, ficou em quinto lugar.
GAMEJAM CODING, PIZZA & GLORY
Já no final de semana foi a vez da segunda edição do Coding, Pizza & Glory, a maior gamejam indoor de Minas Gerais, com 120 pessoas em 36 horas de desenvolvimento de jogos. Entre os participantes, universitários e também estudantes do Ensino Fundamental e Médio. “O que aprendi a fazer nessa competição vai me ajudar muito nos meus estudos do curso técnico em eletrônica”, disse Matheus Bueno, do primeiro ano da Escola Técnica de Eletrônica.
Foram 23 games desenvolvidos e premiação em três categorias. O jogo “Roubei mas não pude carregar” foi a escolha dos mentores. A comunidade megadrive, que tem mais d 40 mil membros no Brasil, apoiou o evento e deu um prêmio para o jogo Fly Boom Boom, de estudantes da Universidade Federal de Lavras. O voto popular escolheu o Boom Field, equipe bicampeã. “É o melhor evento que eu já frequentei quando o assunto é games. Temos a oportunidade de passar por todas as fases de desenvolvimento de jogos, além de trabalhar com prazo e em equipe”, afirmou o estudante Caio Paiva Lima.
Confira a galeria de fotos neste link.