A comitiva administrativa foi recebida pelo diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza, pelo gerente do Inatel Competence Center – Educação Continuada, André Abbade, e pelo professor e coordenador do Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel, Leonardo Maia, que vai para Angola para coordenar as ações de início do Isutic e deve ficar lá pelo menos por dois anos.
O projeto acadêmico e de gestão do ISUTIC foi desenvolvido pelo Inatel, que venceu o concurso internacional promovido pelo governo de Angola. O Instituto é uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologia da informação (MTTI), em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (MESCT).
O angolano Hamilton dos Santos está em Santa Rita pela quarta vez e vai atuar na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do ISUTIC. Ele afirma ser emocionante ver o início dos trabalhos do Instituto angolano. "É emocionante e vem também o senso de responsabilidade, já que vou assumir uma das áreas chaves para uma instituição como o ISUTIC. Com esse treinamento vemos como todas as áreas estão interligadas".
Na primeira semana de treinamento, os angolanos receberam formação na área de Comunicação e Marketing, com a equipe da Assessoria do Inatel e apoio das empresas Realize Propaganda e Opte Comunicações, com módulos sobre alinhamento, posicionamento e construção da marca, manual de identidade visual e comunicação interna, assessoria de imprensa, mídias sociais, webpage, além de briefing de campanha e plano de marketing. A professora Maria Paulo Vanda, que vai trabalhar na área acadêmica, está em Santa Rita pela primeira vez e aprovou o treinamento na área de Comunicação e Marketing. "Nunca pensei que marketing fosse tão importante. Vamos sair daqui com grande experiência e levar para Angola."
Mesma opinião de Eva da Conceição Augusto, que cuidará da biblioteca do Isutic. "Gostei muito da cidade, muito calma e com gente acolhedora".
Entre os integrantes da comitiva está uma mãe de aluna. Cataria Janota é professora do Itel, colégio técnico de Angola, e mãe da aluna de Engenharia da Computação, Sheila Janota. "O Inatel é uma instituição muito boa. Minha filha aprende muito aqui. Vai ser bom pra ela e pra mim também agora", disse Catarina, que vai trabalhar na área de Recursos Humanos do ISUTIC.
O treinamento, que inclui diversas áreas, segue até março. A comitiva de gestores do ISUTIC vai chegar após o carnaval. A parceria entre o Inatel e o ISUTIC prevê ainda o trabalho de cooperação de colaboradores da instituição brasileira em Angola para a consolidação do modelo de gestão, educação e empreendedorismo, além da colaboração de docentes.