Comenda Inatel homenageia personalidades que se destacaram como parceiras da instituição

Solenidade de outorga da Comenda InatelNa noite do dia 27 de maio, foi realizada mais uma solenidade de entrega da Comenda Inatel. A condecoração - criada em 2015, ano do Cinquentenário da instituição - é destinada a personalidades e empresas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto e de sua Fundação Mantenedora, bem como do país, e consiste em uma forma simbólica de retribuir o apoio, a dedicação e a parceria.

Os homenageados desta edição da Comenda foram o ex-presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gustavo Sampaio Gontijo; o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; e a Huawei do Brasil, representada na cerimônia pelo vice-presidente de Relações Governamentais, Atílio Rulli.

Para o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, toda a comunidade do Inatel se alegra pelo fato de estarmos entregando a comenda a personalidades que atuaram de uma forma muito decisiva no processo educacional em qualquer um de seus níveis, na pesquisa científica atrelada a inovações, aos trabalhos ou projetos que promovam o desenvolvimento humano e social, as contribuições literárias, artísticas, culturais e as ações para a promoção da dignidade humana.

Ao professor José Geraldo, o Inatel agradeceu por sua atuação exemplar como professor, chefe de departamento, assessor e mentor da área de didática e pedagógica, cuja obra estará sempre presente na instituição. “A homenagem que recebo neste momento nesta casa, muito me alegra e honra-me, vou carrega-la comigo e orgulhar-me dela enquanto viver. Esta homenagem é como uma brisa refrescante envolvendo meu espírito, é como um sussurro agradável aos ouvidos recitando “vale a pena com honra e pela honra”, declarou o professor.

Ao secretário José Gontijo, o agradecimento se deu pela visão de que o mundo tecnológico pode trazer novos caminhos e pela atuação fundamental na geração de oportunidades no desenvolvimento da TV Digital Brasileira, do 5G, da Industria 4.0, das Cidades Inteligentes, e muitos outros temas que contribuem para mercado de Tecnologia. “O Inatel é uma instituição de ensino diferente. Ela não é só ensino, ela é pesquisa e inovação. Vemos isso tanto nos alunos, quanto nos pesquisadores. E no Mistério de Ciência, Tecnologia e Inovações, tentamos promover os casos de sucesso como o Inatel. Empresas como a Huawei, presente aqui e tantas outras, fazendo investimentos, demonstram a competência da instituição. Essa comenda eu recebo com muito orgulho, porque demonstra não só o que eu fiz em algum momento por vocês, mas o que vocês fazem pelo Brasil”, destacou o secretário.

Ao Ministro Paulo Alvim, a homenagem foi por todo o seu engajamento, dedicação, energia e por sua atuação com excelência nas áreas de Transporte, Energia, Indústria, Comércio, Educação, entre outras. “Ser homenageado por uma universidade é algo que nos dá orgulho, honra, mas traz muita responsabilidade. Então agradeço ao Inatel por essa nova responsabilidade que eu passo a assumir. Ela é fruto de muito trabalho, que no caso do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações tem mais de 30 anos, de parceria, construção de condições melhores para o setor produtivo brasileiro. O Inatel interage com empresas, forma profissionais diferenciados, mas vai além. O Inatel transborda e é nesse sentido que me sinto feliz pela homenagem. Não deixarei nunca de ser um incentivador e um defensor dessa instituição. Vida longa ao Inatel!”, ressaltou o ministro.

Ao Atílio Rulli, o Inatel agradeceu à grande parceria com a Huawei, que irá completar 20 anos e que viabiliza formar profissionais de excelência para o Brasil. “Para nós da Huawei é uma grande honra e satisfação recebermos essa comenda. A Huawei está no Brasil há 24 anos e em 2022 completa 19 anos de parceria com o Inatel. É uma das parcerias mais longevas da Huawei no país, que foi de suma importância para nossa missão de levar conectividade a todos os brasileiros e impulsionar a economia local por meio da transformação digital. Nessas quase duas décadas trabalhamos juntos para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, gerar mão de obra qualificada e alavancar a indústria local de Telecomunicações”, considerou o vice-presidente de Relações Governamentais.