Comenda Inatel homenageia personalidades que se destacaram como parceiras da instituição

Na noite do dia 27 de maio, foi realizada mais uma solenidade de entrega da Comenda Inatel. A condecoração - criada em 2015, ano do Cinquentenário da instituição - é destinada a personalidades e empresas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto e de sua Fundação Mantenedora, bem como do país, e consiste em uma forma simbólica de retribuir o apoio, a dedicação e a parceria.

Os homenageados desta edição da Comenda foram o ex-presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gustavo Sampaio Gontijo; o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; e a Huawei do Brasil, representada na cerimônia pelo vice-presidente de Relações Governamentais, Atílio Rulli.

Para o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, toda a comunidade do Inatel se alegra pelo fato de estarmos entregando a comenda a personalidades que atuaram de uma forma muito decisiva no processo educacional em qualquer um de seus níveis, na pesquisa científica atrelada a inovações, aos trabalhos ou projetos que promovam o desenvolvimento humano e social, as contribuições literárias, artísticas, culturais e as ações para a promoção da dignidade humana.

Ao professor José Geraldo, o Inatel agradeceu por sua atuação exemplar como professor, chefe de departamento, assessor e mentor da área de didática e pedagógica, cuja obra estará sempre presente na instituição. “A homenagem que recebo neste momento nesta casa, muito me alegra e honra-me, vou carrega-la comigo e orgulhar-me dela enquanto viver. Esta homenagem é como uma brisa refrescante envolvendo meu espírito, é como um sussurro agradável aos ouvidos recitando “vale a pena com honra e pela honra”, declarou o professor.

Ao secretário José Gontijo, o agradecimento se deu pela visão de que o mundo tecnológico pode trazer novos caminhos e pela atuação fundamental na geração de oportunidades no desenvolvimento da TV Digital Brasileira, do 5G, da Industria 4.0, das Cidades Inteligentes, e muitos outros temas que contribuem para mercado de Tecnologia. “O Inatel é uma instituição de ensino diferente. Ela não é só ensino, ela é pesquisa e inovação. Vemos isso tanto nos alunos, quanto nos pesquisadores. E no Mistério de Ciência, Tecnologia e Inovações, tentamos promover os casos de sucesso como o Inatel. Empresas como a Huawei, presente aqui e tantas outras, fazendo investimentos, demonstram a competência da instituição. Essa comenda eu recebo com muito orgulho, porque demonstra não só o que eu fiz em algum momento por vocês, mas o que vocês fazem pelo Brasil”, destacou o secretário.

Ao Ministro Paulo Alvim, a homenagem foi por todo o seu engajamento, dedicação, energia e por sua atuação com excelência nas áreas de Transporte, Energia, Indústria, Comércio, Educação, entre outras. “Ser homenageado por uma universidade é algo que nos dá orgulho, honra, mas traz muita responsabilidade. Então agradeço ao Inatel por essa nova responsabilidade que eu passo a assumir. Ela é fruto de muito trabalho, que no caso do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações tem mais de 30 anos, de parceria, construção de condições melhores para o setor produtivo brasileiro. O Inatel interage com empresas, forma profissionais diferenciados, mas vai além. O Inatel transborda e é nesse sentido que me sinto feliz pela homenagem. Não deixarei nunca de ser um incentivador e um defensor dessa instituição. Vida longa ao Inatel!”, ressaltou o ministro.

Solenidade de outorga da Comenda InatelAo Atílio Rulli, o Inatel agradeceu à grande parceria com a Huawei, que irá completar 20 anos e que viabiliza formar profissionais de excelência para o Brasil. “Para nós da Huawei é uma grande honra e satisfação recebermos essa comenda. A Huawei está no Brasil há 24 anos e em 2022 completa 19 anos de parceria com o Inatel. É uma das parcerias mais longevas da Huawei no país, que foi de suma importância para nossa missão de levar conectividade a todos os brasileiros e impulsionar a economia local por meio da transformação digital. Nessas quase duas décadas trabalhamos juntos para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, gerar mão de obra qualificada e alavancar a indústria local de Telecomunicações”, considerou o vice-presidente de Relações Governamentais.