A edição 2013 do Congresso de Iniciação Científica do Inatel (Incitel), que ocorreu entre os dias 6 e 8 de maio, bateu recorde em submissão de trabalhos e em participantes. Foram 84 artigos publicados e mais de 200 participantes de universidades de todo o país, como Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Rondônia (Unir), entre outras.
Durante os dias de evento, os estudantes participaram de minicursos, assistiram e apresentaram trabalhos, e conheceram aspectos do mercado de trabalho para a geração Y, em uma palestra com Sidnei Oliveira, autor de diversos livros sobre o assunto.
O aluno José Wilson Aguiar Júnior veio do Centro Universitário Luterano de Manaus (ULBRA) para apresentar um trabalho no Incitel. "Participar deste Congresso é uma experiência muito proveitosa, por que a gente tem contato com a excelente estrutura física do Inatel e é possível aprender mais com a qualidade dos professores dos minicursos e até mesmo com os alunos do Inatel", disse.
Professores e profissionais do mercado de tecnologia também participaram do Congresso. É o caso do professor Weverson dos Santos Cirino, também da ULBRA, que orientou o trabalho de José Wilson. Segundo o professor, vir ao Inatel, além de permitir a troca de conhecimentos, é a realização de um sonho. "Qualquer pessoa que é desse ramo de telecomunicações, que não seja formado aqui no Inatel, sonha em conhecer o Instituto. Eu queria vir aqui, ver, fazer parte disso, nem que fosse por três dias, para conhecer a infraestrutura do Inatel", comentou.
Diversos alunos também vieram ao Congresso para prestigiar os trabalhos. Michele Santos Fernandes, aluna de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) veio assistir aos trabalhos de colegas de curso. "Participar do Incitel é uma experiência inovadora, é muito bom interagir com profissionais de outros países, que participam do IWT, e também alunos de diversas partes do Brasil", destacou Michele.
Para alunos do Inatel, o Congresso também é uma oportunidade única de trocar experiências em diversas áreas da tecnologia, pois o Incitel abrange vários campos de conhecimento tecnológico, como engenharia de telecomunicações, engenharia biomédica, engenharia da computação, empreendedorismo, entre outros.
A aluna Joyce Alvarenga de Faria do 6º período de Engenharia Elétrica do Inatel apresentou um trabalho na área de Engenharia Biomédica. Segundo a estudante, o Incitel é uma ótima oportunidade para ver ideias inovadoras. "No Congresso a gente tem sugestões de melhorias e retornos sobre o trabalho", relatou a aluna.