Cooperação com a Coreia do Sul traz avanço tecnológico para o Inatel

inatel encerramento convenio brasil coreiaO Convênio de Cooperação entre Brasil e Coreia permitiu, ao longo dos últimos três anos, o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de IoT e 5G entre pesquisadores do Inatel e da Agência Nacional da Sociedade de Informação da República da Coreia – NIA, bem como de empresas parceiras deste órgão. Apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e pelo governo coreano, o convênio disponibilizou o montante de US$ 1 milhão para a instituição, que foram revertidos em investimentos em tecnologia.

A grande atração foi um robô que utiliza tecnologias de inteligência artificial e reconhecimento de voz e que ficará na instituição para ser utilizado para atendimento a visitantes. O robô, desenvolvido pela KT Telecom, é um dos equipamentos adquiridos pelo Instituto por meio do convênio.

Segundo a pesquisadora executiva da NIA, EunJung KIM, a Coreia quer distribuir o seu conhecimento e experiência no desenvolvimento de TICs com outros países. “Brasil e Coreia são países muito distantes, ficam em lados opostos no globo, então, não é nada fácil fazer esse tipo de intercâmbio. No entanto, demos um primeiro passo para o progresso da parceria. Foi uma boa chance para os dois países entenderem o setor de Tecnologia de cada um e trabalhar com a exportação de tecnologias”.

inatel encerramento convenio brasil coreia robo