O time criado recentemente é formado por alunos de graduação
Proporcionar aos alunos do Inatel a oportunidade de explorar e aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação em projetos de pequenos satélites. Esse é o objetivo do CubeSat Design Team, time criado pela coordenação do curso de Engenharia de Telecomunicações, por meio do CS&I Lab, com o intuito de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial.
O time surgiu em novembro de 2020, inicialmente com 10 integrantes e após um processo seletivo realizado no início deste ano, saltou para 26. Distribuídos em equipes de 3 a 4 integrantes, o grupo é responsável por estudar e desenvolver o projeto dos diversos subsistemas que integram um satélite CubeSat como o Sistema de Determinação e Controle de Atitude, o Sistema de Telemetria, Telecomando e Rastreio, o Sistema de Suprimento de Energia, entre outros, como informa o orientador responsável pelo time, Evandro César Vilas Boas.
Para o aluno João Pedro Dias Antiquera, do 6º período do curso de Engenharia de Telecomunicações participar do CubeSat Team tem sido uma experiência muito gratificante. “Diariamente me deparo com situações novas, onde meus conhecimentos são testados e atualizados. Entender sobre os tipos de componentes, canais de operação e recursos de potência são apenas alguns dos desafios que eu e meus colegas tentamos superar", avalia.
Além dos estudos e projetos, o time também já está iniciando as primeiras prototipagens de alguns sistemas. O primeiro desafio será a participação na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Na primeira etapa, que acontece este mês, os estudantes devem apresentar o planejamento do satélite. Na sequência, deverão construí-lo e posteriormente lançá-lo. O lançamento será realizado em etapas regionais e, os melhores satélites, serão lançados novamente em uma etapa nacional, na qual serão escolhidos os ganhadores.
Pedro Lucas Siqueira Paulino, do 3o período de Engenharia de Telecomunicações conta que ficou muito interessado desde que surgiu a oportunidade de participar do time por ser um assunto que está em alta. "Foram dias de pesquisas e agora tendo a oportunidade de participar, com mais alguns colegas, da 1ª OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites). Será um grande desafio e estou bem ansioso pelas novas etapas da competição", destaca.
Boa sorte à equipe!