CubeSat Design Team passa para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites

As três equipes inscritas na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, formadas por alunos da instituição que integram o CubeSat Design Team, foram aprovadas para a 2ª fase da competição. No total, 19 equipes de Minas Gerais foram classificadas, tendo o Inatel conquistado a 5ª, a 12ª e a 15ª colocação.

Nesta primeira etapa, os estudantes tiveram que apresentar o planejamento do satélite. Na sequência, deverão construí-lo e posteriormente lançá-lo. O lançamento será realizado em etapas regionais e, os melhores satélites, serão lançados novamente em uma etapa nacional, na qual serão escolhidos os ganhadores.

 

Confira as equipes que se classificaram:

Priceless Brain (foto): formada pelos alunos João Pedro Dias Antiquera, Michele de Paula Melo e Felipe Lorenzo Sossai Silva Forza (Eng. de Telecomunicações) e Pedro Guimarães Vieira (Eng. de Software).
Proposta: Conectividade para IoT em áreas remotas baseada em nanossatélites

AlphaSat: formada pelos alunos Pedro Lucas Siqueira Paulino e Igor Augusto Magalhães Visotto (Eng. de Telecomunicações), Diego Anestor Coutinho (Eng. de Computação) e Maysa Freire dos Santos (Eng. de Controle e Automação).
Proposta: Mapeamento de radiação prejudicial em órbitas baixas

Solaris: formada pelos alunos Henrique Lopes Ferreira (Eng. de Telecomunicações), Tiago Morais Pereira (Eng. de Computação), Otávio Mesquita Dozza Carvalho e Guilherme Henrique Paiva Ferreira (Eng. de Controle e Automação).
Proposta: Mapeamento de Focos de Queimadas utilizando algoritmos de Inteligência Artificial

Para o aluno Felipe Forza, da equipe Priceless Brain, que conquistou a 5ª colocação, participar do time tem o ajudado no desenvolvimento estudantil e profissional. “Estar na segunda fase da OBSat é fruto de todo o esforço colocado no desenvolvimento do projeto. Agradeço a minha equipe e ao orientador que nos ajudou avançar nesta etapa."

Já Henrique Ferreira, da equipe Solaris, considera o avanço para a segunda etapa como uma vitória também para a instituição. “Tem sido uma experiência muito satisfatória participar da competição, desde as pesquisas até a criação de projeto. Com certeza é algo que agrega muito ao meu futuro como engenheiro.”

O CubeSat Design Team foi criado pela coordenação do curso de Engenharia de Telecomunicações, por meio do CS&I Lab, com o intuito de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial. O orientador responsável pelos trabalhos do grupo é o engenheiro Evandro César Vilas Boas.