CubeSat Team do Inatel vence etapa estadual da 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites

O CubeSat Design Team do Inatel conquistou o primeiro e o terceiro lugar na primeira etapa estadual da 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). Nessa fase, foram sete equipes de Minas Gerais que deveriam apresentar propostas de construção de cubesats. A entre as sete equipes de Minas Gerais participantes. A competição é promovida pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) para a difusão de conhecimento científico e incentivo aos estudantes a seguirem carreiras tecnológicas e científicas.

A equipe Lorentz’s Cage, composta pelos alunos Diego Anestor Coutinho, Diogo Menegaldo Maioli Rosa, Matheus Renó Torres e Jesse Justino, conquistou o primeiro lugar com a proposta de “Uso de Cabos Eletrodinâmicos para geração de energia elétrica através de potencial eletrostático”.

“Como membro do time de pequenos satélites, tenho acesso a tecnologias e pessoas extraordinárias. Nosso esforço nos rendeu resultados como convites para grandes projetos de satélites orbitais no Super Time do MCTI. Tenho a a oportunidade de aplicar meus conhecimentos de engenharia de computação nos projetos, construindo sensores, programando computadores de bordo e desenvolvendo experimentos científicos. Minha graduação é diferenciada por isso, pois aprendo com pessoas brilhantes e penso fora da caixa”, disse o aluno Diego Anestor Coutinho.

Já a equipe Eremita, composta pelos alunos Lucas Schuller de Toledo, Lívia Cecília Gomes Silva e Gustavo Pivoto Ambrósio, conquistou o terceiro lugar com a proposta de um sistema para o monitoramento de florestas com CubeSats. Os alunos foram orientados pelo professor Evandro César Vilas Boas.

O aluno Lucas Schuller de Toledo, do 2º período de Engenharia de Telecomunicações, liderou a equipe Eremita nessa etapa e disse que a experiência proporciona uma formação abrangente, preparando para os desafios futuros da carreira. “A experiência de liderar uma equipe Eremita no desenvolvimento de um projeto de Cubesat tem sido empolgante e enriquecedora. Estou adquirindo conhecimentos técnicos em áreas como eletrônica, microcontroladores, sensores, IOT, Protocolo LoRa e telecomunicações em software embarcado e gerenciamento de energia, ao mesmo tempo em que aprimoro minhas habilidades de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisões”.