A solução tem um grande apelo para o Plano Nacional de Banda Larga, pois permite a oferta de serviço de acesso à Internet banda larga em locais de baixa densidade demográfica, podendo chegar a uma área de cobertura de 100 quilômetros.
De acordo com Luciano, o objetivo é utilizar todo o conhecimento em telecomunicações dos docentes do Mestrado do Inatel em ações voltadas para rádio cognitivo, resultando em publicações de grande impacto na sociedade científica. "Estamos empenhados em consolidar a tecnologia de rádio cognitivo no Brasil de forma segura e responsável. Este é o momento de juntar a sociedade científica do Brasil em torno do tema para fazer do país uma referência no exterior, da mesma forma que aconteceu com a TV Digital em 2005", completou Luciano.
Em 2005, o Instituto realizou a primeira transmissão aberta de TV Digital de alta definição do Brasil com tecnologia 100% nacional. O evento fez parte das pesquisas na área de TV Digital, iniciadas dois anos antes.
Os interessados em se inscrever para o Mestrado em Telecomunicações do Inatel devem acessar o site www.inatel/mestrado. As inscrições podem ser feitas pelo email mestrado@inatel.br ou pessoalmente na Seção de Registros Acadêmicos. As aulas começam no dia 1º/08, de segunda-feira a sábado. Outras informações pelo telefone (35) 3471-9268.
