A influência do marketing político nas campanhas eleitorais é o tema central do documentário "Arquitetos do Poder" de Vicente Ferraz e Alessandra Aldé. O filme norteou uma discussão com o mesmo tema no Auditório Aureliano Chaves, no dia 29 de novembro. Participaram do debate o publicitário Alexandre Prado da Agência Realize, o professor e sociólogo Elias Kallás e os alunos do Inatel, Frederico José de Souza Gomes e Ana Cláudia Pereira da Silva Vivaldi. O debate foi mediado pelo pró-diretor de extensão comunitária, professor Wander Wilson Chaves.
Após assistirem a um trecho do documentário, os alunos puderam fazer perguntas para os painelistas. O professor Elias Kallás explicou que a falta de interesse político do brasileiro acontece devido a um problema antropológico. Já o publicitário Alexandre Prado explanou que as campanhas políticas, têm foco no público alvo, ou seja, os eleitores, portanto, são moldadas de acordo com os fatos sociais, econômicos e ideológicos contemporâneos e fazem toda a diferença na popularidade e sucesso na intenção de votos dos eleitores.
Outro assunto bastante discutido foi a falta imparcialidade de alguns veículos de comunicação. Ambos os debatedores explanaram seus pontos de vista e responderam as perguntas dos alunos. O consenso foi que os grandes veículos de comunicação, apesar de serem credíveis e não poderem opinar na divulgação dos fatos, como qualquer outra empresa ou instituição têm sua visão política, por isso, às vezes se equivocam e contribuem indiretamente para o favorecimento de um candidato.