Tendências de mercado, novos conceitos e inovações tecnológicas ligadas ao setor de Tecnologia da Informação e Computação (TIC) estiveram entre os temas centrais da 8ª Semana da Computação do Inatel.
O evento que envolveu alunos de todos os cursos de engenharia do Instituto aconteceu entre os dias 24 e 26 de março. A programação da semana foi dividida em três áreas distintas como Desenvolvimento de Software, Games e Realidade Virtual e Hardware.
No dia destinado ao Desenvolvimento de Software, 24 de março, o ex-aluno do Inatel, Eng. Frederico Pedroso, ministrou a palestra "Desvendando o universo do Sistema Operacional Linux", onde apresentou uma visão global sobre o universo do Sistema Operacional open-source mais usado no mundo, o Linux. Na sequência Anderson Vaz, proprietário da empresa Vaz Consulting falou sobre as metodologias e processos que empresas adotam para sustentar seus produtos mantendo alta escalabilidade e tempo de resposta baixo.
Ainda nesse dia, dois minicursos foram ministrados para os alunos. Rafael Jóia, do Inatel Competence Center (ICC) falou sobre o tema "Desmitificando o Desenvolvimento Android – Primeiro passo para se tornar um Android Developer", já o aluno Daniel Sader, estagiário do Inatel Game Lab conduziu o minicurso "Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D".
Na quarta-feira, 25 de março, o dia foi dedicado a Games e Realidade Virtual. Os minicursos ministrados aos alunos foram "Introdução a criação de Jogos com Construct 2" pelo aluno Khaíque Rocha, também do Inatel Game Lab e "Desenvolvimento de Aplicações Web com Django" dado pelo professor do Inatel Lúcio Henrique.
A palestra mais esperada da Semana da Computação aconteceu no período da tarde, onde o Auditório Aureliano Chaves ficou lotado para ouvir o desenvolvedor Alessandro Martinello, da empresa SwordTales de Porto Alegre/RS sobre "A História de Toren", falando sobre os bastidores da produção do game independente Toren, o primeiro jogo brasileiro a ser anunciado para a plataforma PlayStation4, receber incentivo da Lei Rouanet e a ser destaque no Indie Games Festival (IGF). Esse foi o último evento que o desenvolvedor participou antes do lançamento oficial do jogo.
"Tínhamos grandes expectativas com essa palestra e todas elas foram superadas. É importante para os alunos ver casos de sucesso como esse", afirmou o Coordenador de Semana, Renzo Paranaíba Mesquita.
O último dia da Semana foi dedicado ao Hardware. O Engenheiro Rodrigo Almeida, do Portal Embarcados da UNIFEI, falou sobre um tema amplamente discutido atualmente a "Internet das Coisas" que abordou pontos importantes na criação de um produto para Internet das Coisas: a infraestrutura necessária, as tecnologias disponíveis e o impacto no desenvolvimento.
A palestra de encerramento da semana foi dada pelo engenheiro Cláudio Patola, da empresa TechTraining que apresentou uma impressora 3D de baixo custo, mostrando como funciona e o que pode ser feito com ela.
Os minicursos ficaram a cargo dos alunos Samuel e Vitor Di Toro do Laboratório de Embarcados do Inatel que falaram sobre "Intel Galileo - Do Início às Coisas". O minicurso de encerramento foi dado pelo profissional do CTIC Inatel e aluno do Instituto Francisco de Assis que apresentou o avanço e as tendências de Hardware para os desktops e notebooks da nova geração.
Durante os intervalos das aulas na semana, diversas competições envolveram os alunos. O Game "One Minute Challenge premiou os 10 melhores colocados que responderam o maior número de perguntas ligadas à Computação em um minuto. O Aluno Thiago Czimar, que foi campeão, respondeu 48 perguntas no total do tempo. Outro campeonato que animou os amantes de videogames foi o de Street Fighter. Diversas lutas e muitas estratégias fez do aluno do 7º Período da Engenharia da Computação Jonatas Costa o campeão da competição. Ainda tiveram atividades como o Photodrone, onde os alunos poderiam fazer suas fotos e SeComp Jukebox que tocavam as músicas selecionadas pelos alunos.
Guilherme Augusto Barucke Marcondes, coordenador do curso de Engenharia da Computação, falou sobre a participação dos alunos durante os eventos. "A Semana superou a expectativa em vários aspectos. Ela foi toda organizada pelos alunos que dinamizaram o campus do Inatel e envolveram de forma diferente os demais colegas, mas sempre ligado aos temas da Computação. Outro aspecto foi que trouxemos para a Semana da Computação diversos assuntos que são aqueles que não conseguimos trabalhar em salas de aulas, mas são novidades, são coisas que estão acontecendo no mercado ou tendências para acontecer e isso conseguiu fazer com que os alunos tivessem contato", afirmou.
[widgetkit id=55]