Do Sul de Minas para a Europa: como a educação e o empreendedorismo mudaram a história de uma produtora de café

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Hosana de Cássia Silva é mineira, nascida e criada no campo, em Santa Rita do Sapucaí. Filha de Maria de Lourdes Silva e João Inácio da Silva, sempre foi o “braço direito” do pai na lavoura. Dia a dia árduo, mas repleto de amor e dedicação. A produção pequena de 20 sacas por ano não garantia o sustento da família. O pai se dividia entre a fazenda e outro trabalho. E Hosana fez o mesmo e foi além. Saiu do campo para a cidade para custear os estudos da filha, Larissa.

Eu não tive condições de estudar. Não que eu não quisesse, mas não tinha condições. E queria que com minha filha fosse diferente!

Hosana, então, procurou uma vaga de trabalho no Inatel, na conservação do campus. E assim, com uma bolsa de estudos, o salário que recebia como colaboradora e também outros serviços em casas de famílias de Santa Rita do Sapucaí, conseguiu ver a filha se formar em Engenharia de Controle e Automação em 2022.

Mesmo estudando, ela me ajudava sempre no cafezal. Depois que curava o café, ela estudava, terminava a aula, ela ia rodar o café no terreiro...Graças a Deus, hoje a minha filha é uma engenheira! É a primeira da família e eu tenho muito orgulho disso!

E foi durante a graduação em Engenharia que Larissa teve a oportunidade de conhecer sobre cafés especiais, pela startup Agrorigem, que foi incubada no Inatel.

E uma luz surgiu no nosso caminho, como essa camiseta que ganhei quando trabalhava na conservação do campus. (A mensagem da camiseta diz "Empreendedorismo Universitário: aqui as oportunidades se revelam).

Não foi uma tarefa fácil para Larissa convencer Hosana, que tinha receio de não dar certo. Mas a filha insistiu e Hosana resolveu participar de um Encontro de Café e...não parou mais...Tornou-se cooperada, fez cursos e teve seu "Ouro da rainha" premiado em uma competição. A partir de então, a vida vem mudando. A última produção do cafezal de Hosana foi vendida toda para a Irlanda. O trabalho continua grande, principalmente por estar em uma região montanhosa, o que exige mais da produção. Mas ela está feliz e realizada!

Eu nunca tive vontade de abandonar o campo. Quis proporcionar novas oportunidades para a minha filha. Realizei isso e pela educação e aprendizado mudamos nossas vidas juntas! O meu sonho sempre foi viver na roça e da roça!

CONCURSO DE MELHOR HISTÓRIA
A vitoriosa história de Hosana é finalista do concurso do portal Notícias Agrícolas “Melhor História de um Agricultor”. A votação vai até dia 27 de julho e você pode votar neste link.