Empresa da Incubadora do Inatel é vencedora do Prêmio Siemens de Inovação (4)

A Amma Home Care, empresa da Incubadora do Inatel, foi a vencedora da 3ª edição do Prêmio Werner Von Siemens de Inovação. A empresa participou do Prêmio com o projeto Nex – reciclador de seringas e extrator de agulhas, e foi premiada na categoria Contribuição Socioambiental. O evento aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Os empresários da Amma receberam um troféu, certificados e um prêmio de 10 mil reais.

Além dos três sócios da Amma, Amine Youssef Helou, Marcelo Patrick Bitencourt e José Domingos Adriano, também esteve na premiação o gerente da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel, Jaci Alvarenga. Eles assistiram aos discursos das autoridades, entre elas Adilson Primo, presidente da Siemens do Brasil. A Amma concorreu numa categoria especial e foi o último projeto a ser anunciado.


Nex

A Amma Home Care, vencendo o prêmio Siemens de Inovação, fecha com chave de ouro o ano de 2008. Em janeiro, a empresa foi investida por capital semente de um investidor anjo. Em abril, a Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais aprovou projeto da Amma que pleiteou recursos do Pappe – Programa de Apoio à Pesquisa em Pequenas Empresas. E no mês de setembro, foi lançado para o mercado o produto NTF – Desintegrador de Agulhas. A estimativa de faturamento em 2008, contam os empresários, é de 150 mil reais. Para o ano de 2009, a Amma lançará para o mercado o premiado Nex, previsto para o mês de fevereiro.

Não é a primeira vez que empresários/engenheiros graduados no Inatel ganham o Prêmio Siemens. Em 2005, a Nibtec – empresa formada na Incubadora do Inatel, do ex-aluno Bruno Mecchi Gouvêa, hoje integrante do cluster de empresas de Santa Rita do Sapucaí, também foi agraciada com o prêmio. Os alunos/empresários Amine Youssef e Marcelo Bitencourt cursam, respectivamente, o 7º e o 9º períodos de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações. José Domingos formou-se no mesmo curso em 2006.

“Acredito que este prêmio poderá nos abrir muitas portas, pois, além de ser um reconhecimento de toda nossa dedicação e trabalho, também irá ajudar na divulgação de nossa empresa e a consolidarmos nosso foco de atuação na área hospitalar”, avalia Amine. “Sem dúvida nenhuma, o fato de estarmos alocados aqui na Incubadora do Inatel, onde participamos de cursos, treinamentos, tivemos acesso a redes de contatos, equipamentos especializados e consultorias, tem sido um ponto essencial para nosso crescimento”, conclui.