O resultado de parceria entre instituição acadêmica e iniciativa privada foi reconhecido pelo Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, que elegeu a empresa Sense Eletrônica como a vencedora da etapa estadual, na categoria inovação - média empresa.
Com recursos da Lei da Informática, a empresa de automação industrial, com fábrica em Santa Rita do Sapucaí e filiais em Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre, fez uma parceria com o Inatel que resultou na montagem de uma câmera anecóica dentro do Instituto para a realização de testes de produtos. Os trabalhos começaram em 2005 e são realizados até hoje.
Para o gerente de qualidade da Sense, Mauro Sérgio Zeferino, esse trabalho foi importante no processo de desenvolvimento de novos produtos. "Com a interação entre empresa e academia tivemos um crescimento profissional de nossos colaboradores que passaram a melhorar nossos produtos com base no conhecimento compartilhado".
Câmara anecóica instalada no Inatel
Com o acordo firmado, o Instituto elaborou e montou um laboratório de ensaios para teste de compatibilidade magnética (EMC/EMI), contendo uma câmara anecóica para testes de interferências eletromagnéticas. Tais investimentos ampliaram a gama de serviços oferecidos pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, através do Laboratório de Ensaios e Calibração, autorizado pelo Inmetro. Com ele, o Inatel está apto a realizar ensaios e a oferecer laudos para fins de homologação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de desempenho de terminais telefônicos, segurança elétrica, além de testes de compatibilidade eletromagnética, como os feitos para a Sense.
O professor Alexandre Baratella, coordenador do curso de Tecnologia em Automação Industrial, afirmou que a parceria foi importante para aprimorar os conhecimentos dos alunos da graduação e da pós-graduação, já que o Inatel recebeu equipamentos para a montagem do laboratório de automação e controle industrial. "A parceria continua através de consultorias prestadas, pelo Inatel à empresa Sense em desenvolvimento de projetos, e de novos projetos para melhoria do laboratório de EMC/EMI para o ano de 2011", disse Baratella.