Quatro empresas que passaram pelo processo de incubação no Inatel participaram da cerimônia de graduação realizada no dia 6 de julho, no auditório Aureliano Chaves, no campus do Instituto. A cerimônia aconteceu em parceria com a Incubadora Municipal de Empresas "Sinhá Moreira" que também entregou o certificado de graduação a três empresas formadas nesta Incubadora. Na ocasião, além das empresas graduadas, o Inatel também graduou três projetos do programa de pré-incubação de alunos da Instituição.
No evento, representando o Inatel estiveram presentes o presidente da Finatel, professor José Geraldo Souza, e o coordenador do Núcleo de empreendedorismo do Inatel (NEmp), Rogério Abranches da Silva. Representando a prefeitura, o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Paulo Cândido da Silva e a diretora/gerente da Incubadora municipal, Dani Lúcia Xavier. Todos eles ressaltaram a importância de se apoiar a atitude empreendedora para continuar o desenvolvimento e crescimento empresarial de Santa Rita do Sapucaí, que graças a projetos como os de incubação de empresas, é reconhecida internacionalmente como polo tecnológico.
O coordenador do NEmp, Rogério Abranches da Silva, lembrou que o objetivo de uma Incubadora de Empresas é apenas um: "disponibilizar empresas de sucesso para o mercado. Se esse benefício for alcançado, os vários outros fatores favorecidos pela incubação acontecem automaticamente".
Para José Domingos Adriano, ex-aluno e representante e sócio de duas das empresas graduadas, Autotech e Amma, o processo de incubação traz uma série de conhecimentos que ajudam a formar a empresa. Domingos conta que os maiores aprendizados adquiridos no período em que as empresas permaneceram incubadas foram "o foco no trabalho e aprender a trabalhar em grupo". Amma e Autotech geram, juntas, 56 empregos diretos diretos.
Produzir monitores com tecnologia 3D foi o empreendimento idealizado pela empresa Tridelity, também graduada no evento. Paulo Henrique Lopes, sócio e representante da organização, conta que o respaldo da Incubadora traz expectativas de crescimento rápido, pois proporciona uma visão geral dos diversos processos empresariais que vão além do produto em si. No entanto, segundo ele, "o maior ganho para a empresa incubada no Inatel é a visibilidade que isso traz à empresa, o que ajuda e muito na consolidação no mercado". No total, são mais de 80 postos de trabalho gerados pelas 04 empresas graduadas pelo Inatel.
Café Empresarial
Na sexta-feira, dia 8 de julho, empreendedores graduados e residentes da Incubadora do Inatel se reuniram no IV Café Empresarial, realizado pela instituição. O evento tem como objetivo propiciar uma troca de conhecimento e também ampliar a possibilidade de negócios e parcerias entre os empreendedores incubados e graduados da Incubadora do Inatel.
Duas palestras foram realizadas, uma delas da engenheira Terezinha Vieira Rodrigues, consultora na área de gestão empresarial, que realizou uma pesquisa envolvendo várias empresas graduadas de Incubadoras de todo o país, incluindo as empresas da Incubadora do Inatel. "O empreendedorismo é a grande alavanca de crescimento, é um grande gerador de empregos. Mas para isso é preciso ter base e essa preparação é feita através das incubadoras, que trabalha todos os aspectos importantes para uma empresa de sucesso. E nisso, a Incubadora do Inatel é uma referência", disse a especialista.
Consultora empresarial, Terezinha Vieira Rodrigues
A outra palestra foi do gestor de Negócios da Incubadora do Inatel, Luiz Carlos Dionísio, que apresentou os dados de uma pesquisa sobre as empresas graduadas pelo Instituto, que mostram a importância delas na geração de emprego e renda para o município.
Gestor de Negócios da Incubadora do Inatel, Luiz Carlos Dionísio
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4