Sérgio Quiroga comentou que o Encontro Nacional permite que profissionais de diversas áreas se reúnam para relembrar os tempos de estudante. "São profissionais que passaram pela mesma instituição que eu passei e, hoje em dia, podem ser meus clientes, meus fornecedores, meus companheiros de empresa, meus competidores, ou futuras empresas que eu estou olhando para fazer novos empreendimentos. Mas no fim das contas, é todo mundo ex-aluno, aqui a gente tira o crachá da empresa e volta a ter simplesmente a identidade do Inatel, que fica pra vida toda", disse.
Para o ex-aluno Luciano Cardim de Araújo, gerente de relações governamentais da Motorola, o encontro faz parte de uma série de estratégias que o Inatel tem promovido ao longo da história do Instituto para criar vínculos de amizade entre os ex-alunos. "Os encontros de ex-alunos são instrumentos que o Inatel promove para aumentar ainda mais o networking entre os profissionais. Isso é uma característica importante que não é muito comum em outras instituições de ensino", comentou.
"O bom relacionamento e a amizade entre os ex-alunos" – comentou Luciano Cardim – "é fundamental no mercado de trabalho". "O networking entre os colegas de faculdade é essencial. No mundo dos negócios existe muito a questão da confiança, do feeling de relacionamento, e isso muitas vezes é o que faz a diferença", explicou.
Além de reunir ex-alunos que residem no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional foi prestigiado por graduados que vieram de muito longe. É o caso do ex-aluno Carlos Arthur Barros, da empresa Ixia de Miami, Estados Unidos. Como estava no Brasil a trabalho, Carlos aproveitou para rever os amigos. "É maravilhoso poder relembrar os tempos de Inatel. Tudo começou lá e se mantém, porque o desenvolvimento e o relacionamento entre as pessoas é que fazem os negócios acontecerem", frisou.