Encontro Regional debate mercado de atuação de empresários juniores

Evento virtual teve transmissão realizada em espaços do Inatel e contou com participação de mais de mil pessoas

Universitários integrantes de cerca de 40 Empresas Juniores participaram da Reunião Regional do Núcleo Sul, realizado virtualmente sábado e domingo, 15 e 16 de maio. A transmissão foi realizada do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, com 20 horas de palestras e muito conteúdo. O evento teve participação de mais de mil pessoas e contou com apresentações de profissionais de empresas como Ambev, Nubank e Gupy.

Os organizadores também mostraram o ranking de desempenho das Empresas Juniores do Sul de Minas e metade delas já atingiu a meta prevista para 2021. No Brasil são 27 Núcleos de EJr e o Núcleo Sul está em segundo lugar no país quanto aos resultados esperados para este ano. “Esse encontro é importante para melhorar ainda mais os resultados e para desenvolver os empresários juniores. Passamos a importância da conexão e ajuda mútua entre as empresas para oferecer soluções mais completas para o mercado”, afirma João Flavio Abreu, diretor de desenvolvimento do Núcleo Sul e aluno de Engenharia de Produção do Inatel. As Empresas Juniores da Região Sul atuam nas áreas agrícola, TI, administração e produção, nutrição e direito, e oferecem serviços, principalmente, para micro e pequenos empreendedores.

A estudante do 7° período de Engenharia da Computação, Vitória Oliveira, diretora –presidente da CP2eJr, a Empresa Junior do Inatel, afirma que a conexão que ocorre em momentos como esse, mesmo que virtualmente, fortalece o movimento das empresas juniores, além de oferecer muito conhecimento aplicável para o trabalho da equipe, que passou por uma grande reformulação nos últimos dois anos. “Além disso, ver o apoio que o Inatel oferece para movimento das empresas juniores é gratificante. A educação empreendedora que recebemos, com certeza, faz diferença na vida profissional e pessoal de cada integrante”. Em 2019, a CP2eJr passou a fazer parte da Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais, considerada a maior do mundo pelo número de empresas associadas. No evento deste final de semana, o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, participou da abertura do Encontro e também teve apresentação do professor Eduardo Zanin.

Eventos como esse são importantes para desenvolver também o chamado intraempreendedorismo, que faz diferença no desenvolvimento profissional dos universitários, que acabam se destacando em processos seletivos e no decorrer da carreira. “Participar do movimento de Empresa Junior contribuiu para a nossa proatividade, melhora nossa comunicação, aprendemos a trabalhar em equipe e a desenvolver projetos. É uma ótima forma de ganhar experiência dentro da faculdade e chegar melhor preparado no mercado de trabalho”, afirma Daniel Durante, aluno de Engenharia de Produção do Inatel e um dos integrantes do Núcleo Sul.