A profissão de engenheiro biomédico foi incluída e reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, obra do Ministério do Trabalho onde estão descritas todas as profissões do mercado de trabalho no país. A inclusão da ocupação Engenheiro Biomédico foi na Família Ocupacional FO 2143 – Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins, com a titulação Engenheiro Clínico como sinônimo.
O processo foi feito pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a Fundação de Pesquisas Econômicas - FIPE/USP, após apresentação de representantes da área de Engenharia Biomédica, entre eles o coordenador do Inatel, Fabiano Valias de Carvalho. “Minha participação foi no desenvolvimento do documento apresentado com informações técnicas sobre a função do engenheiro biomédico para análise do pedido de inclusão”. Professor Fabiano avalia que esta conquista “fortalece a profissão e a atuação dos profissionais em clínicas e hospitais, no gerenciamento da estrutura tecnológica das unidades”.
Embora o processo de inclusão tenha sido concluído, a publicação do novo código e título no site da CBO será no início de 2022.