Engenheiro biomédico confirma expansão do mercado de trabalho na área

Os alunos do Inatel puderam conferir como está o mercado de trabalho na área de Engenharia Biomédica com a palestra do engenheiro biomédico André Dias, realizada na sexta-feira, dia 21 de setembro.

inatel-palestra-biomedica-andre-dias-set-2012 800André Dias é da primeira turma de Engenharia Biomédica formada no Brasil, em 2009, e sempre trabalhou na área. Atuou em engenharia clínica, mas foi na indústria que se encontrou profissionalmente. Desde julho de 2010 é engenheiro da Biosense Webster, uma empresa da Johnson & Johnson Medical Brasil, que trabalha com equipamentos de mapeamento eletroanatômico para arritmias cardíacas e produtos para eletrofisiologia (catéteres).

Na palestra "Mapeamento Eletroanatômico em 3D de Câmaras Cardíacas", o engenheiro mostrou a importância da tecnologia para o avanço dos diagnósticos e tratamentos de arritmias cardíacas e como o engenheiro biomédico pode atuar. Ele apresentou aos estudantes o equipamento Carto, desenvolvido pela Biosense Webster, que faz um mapa das câmaras cardíacas em três dimensões, melhorando a precisão do exame. "Para cada exame realizado com este equipamento há um engenheiro com a equipe médica. Eu acompanho os médicos nesse procedimento e crio um mapa em 3D onde eles podem se guiar durante o procedimento", explicou André, que atua na área técnica e comercial da empresa.

Segundo André Dias, o mercado de trabalho é grande, mas ainda novo. "Da minha turma, 80% trabalham em engenharia clínica. E existem muitos equipamentos chegando ao Brasil e também sendo desenvolvidos pela indústria nacional. Tecnologias que precisam de profissional para gerenciar, para certificar, e o engenheiro biomédico tem especialidade para isso."

A profissão

O Inatel é uma das sete instituições de ensino do país que oferece o curso de graduação em Engenharia Biomédica. A primeira turma será formada em 2014.

O engenheiro biomédico cria softwares e equipamentos eletrônicos que otimizam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas; gerencia a área de tecnologia em equipamentos médicos dentro dos ambientes da saúde, planejando o seu uso e manutenções; realiza pesquisas científicas para a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos; cuida da concepção de equipamentos médicos voltados para diagnóstico ou tratamento; projeta e desenvolve os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva; calibra e afere os equipamentos médicos e eletromédicos. Por isso, os engenheiros biomédicos podem atuar em hospitais, clínicas, na indústria de equipamento médicos e nos órgãos regulamentadores, como Anvisa e Inmetro, por exemplo.

Vestibular 2013

As inscrições para o vestibular do Inatel estão abertas através do site www.inatel.br/vestibular. Os candidatos interessados em concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer a inscrição até 16 de novembro. Para quem vai fazer as provas do vestibular, prazo é até 6 de dezembro. O vestibular será realizado no dia 8 de dezembro. O Inatel oferece sete cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações. Os cursos de engenharia têm duração de cinco anos, em período integral. Já os cursos superiores são noturnos, com três anos de duração.