Ensino de Engenharia com projetos reais de empresas revoluciona aprendizagem prática de alunos

Representantes do Consórcio HEIComp em visita ao Inatel, em 2023

O Inatel é uma das quatro instituições brasileiras a implantar método educacional finlandês em disciplinas específicas

WLC 
Working Life Connected é uma metodologia finlandesa focada no ensino superior prático, de projetos executados por estudantes da graduação para empresas, tem resultados positivos comprovados no Inatel e atinge mais de 200 alunos de engenharia, com previsão de expansão nos próximos anos e captação de novos parceiros, no Brasil e no exterior.

HEIComp
Em 2023, o Inatel passou a integrar o Projeto HEIComp, juntamente com mais cinco países para implantação de novas formas de aprendizagem no ensino superior. No Brasil, são apenas quatro instituições envolvidas e a metodologia WLC (Vida Profissional Conectada) propõe que o aluno desenvolva soluções para empresas em contato direto, do atendimento ao desenvolvimento de todo o trabalho.

O projeto tem duração de três anos e, no mês de março de 2024, foi realizada uma apresentação de resultados, em que os participantes da América Latina detalharam suas conquistas até o momento. O vice-diretor do Inatel, Guilherme Marcondes e o aluno de Eng. da Computação, Thiago Miguel, representaram a Instituição no evento. O Consório HEIComp adapta o método aplicado com sucesso, há 15 anos, na Laurea University of Applied Sciences (Universidade Laurea de Ciências Aplicadas) à realidade das universidades latinas.

Prática
Segundo o Coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Software do Inatel, Prof. Renzo Mesquita, a metodologia WLC foi aplicada na disciplina Tópicos Especiais I e Empresa Parceira, no segundo semestre de 2023, em que os alunos foram desafiados a resolver um problema proposto pela empresa APTIV, da cidade Paraisópolis, MG. “A APTIV é uma multinacional fabricante de componentes para o setor automotivo e os alunos deviam desenvolver um protótipo de aplicativo que auxiliasse uma comunicação mais eficaz e objetiva com seus funcionários” relata o coordenador.

De acordo com Renzo, os alunos se organizaram em grupos e oito protótipos de aplicativos foram criados. As soluções permitiram mostrar várias possibilidades para atingir o objetivo da empresa parceira. ”Os aplicativos foram apresentados no fim do semestre e o feedback da empresa foi muito positivo. Inclusive, um dos grupos deu sequência na conversa mesmo após a finalização da disciplina” orgulha-se o professor.

Para o Aluno
Dentre os estudantes que participaram desse desafio, o grupo do aluno Thiago da Rocha Miguel, de engenharia de computação do Inatel, obteve destaque por ter seguido a metodologia WLC de forma muito efetiva, com excelentes resultados parciais entregues ao longo do semestre.

Thiago conta que a experiência de trabalhar com a metodologia no projeto com a empresa parceira, fez com que ele deixasse de ser apenas mais um aluno para ser o protagonista na iniciativa. “Dessa forma conseguimos aplicar os conhecimentos técnicos, mas também explorar outras áreas como liderança, comunicação, gestão de projetos, lidar à risca com cronogramas, prazos de entrega e antes de colocar a mão na massa, passamos por uma etapa de planejamento, para verificar se o que está se propondo é o que o cliente realmente quer” afirma o estudante. 

Consórcio
O consórcio que compõem o HEIComp é formado por nove parceiros de três países da União Europeia (Finlândia, Portugal e Romênia) e dois países da América Latina (Brasil e Paraguai), a Laurea University of Applied Sciences é a coordenadora do projeto. A metodologia proposta para aplicação nessas instituições visa um modelo educativo em que o aluno terá maiores possibilidades de desenvolver sua vida profissional ainda durante a graduação, em cooperação com empresas, ONGs, poder público, e melhorar as taxas de empregabilidade em seus países. Os professores das instituições participantes recebem capacitações ao longo do projeto, para instruírem e acompanharem a evolução dos estudantes. De acordo com a visão do método europeu, o professor age como um orientador, um supervisor do processo de aprendizagem, com experiência de vida profissional no seu campo.

Para o Professor
O Professor do Inatel, Carlos Alberto Ynoguti, passou pela capacitação do projeto, comprova os resultados reais do novo método e acredita que a expansão do HEIComp seria positiva para toda a Instituição. “Acompanhei projetos com perfis diferentes, um deles com alunos ingressantes no curso, outro com alunos no final da graduação, com cliente estrangeiro, no caso a Universidade LAUREA que coordena a iniciativa”. Segundo o professor, os desafios foram interessantes para os alunos, como a cultura, a língua e o fuso horário. “Em minha percepção, houve um aprendizado sobre o compromisso profissional, além do ganho em softskills (competências comportamentais), em liderança, cumprimento de agendas e profissionalismo” confirma.

O vice-diretor do Inatel, Prof. Guilherme Marcondes, apresentou os resultados alcançados durante a primeira etapa do projeto. “Ao longo de 2023, treinamos 11 professores, envolvemos mais de 200 alunos nos projetos, com resultados surpreendentes, com boas avaliações dos estudantes e dos parceiros. Para 2024, com a nova etapa, estão em andamento cinco novos projetos, dois deles com parceiros internacionais, em empresas brasileiras e paraguaias” descreve o professor. 

Como uma das poucas instituições da América Latina envolvidas no projeto, o Instituto pretende registrar formalmente o método nos documentos acadêmicos, atualizar os projetos pedagógico institucional e dos cursos, além dos planos de ensino das disciplinas que aplicam o método, como estratégia de sustentabilidade para manter o projeto em funcionamento no Inatel. 

“Como professor é muito importante poder orientar a parte pedagógica e expandir o método no Inatel, porque ele é aplicável e válido. Os alunos se sentem pressionados, mas também valorizados, estamos verificando a possibilidade de trazer um escritório para atrair mais parceiros para atuarem em conjunto o Inatel. Com esse trabalho e a forma como o aplicamos, tornamos mais transparente para a empresa o diagnóstico e as ideias propostas, muitas vezes os alunos propõem soluções que a empresa nunca tinha imaginado” expõe o Prof. Ynoguthi, sobre sua experiência com a metodologia WLC.

O HEIComp apresenta uma opção de metodologia ativa, em que o ensino prático e executado pelo estudante ganha maior repercussão do que o tradicional, com foco na teoria dada em sala de aula, o professor se beneficia com o acompanhamento e a avaliação do resultado das salas. O coordenador tem uma visão geral e dos ganhos para melhorar o curso e a capacitação do professor envolve aplicar uma perspectiva prática, explorar a criatividade e a dinâmica, não aprofunda a teoria, mas instiga a investigação, com uma abordagem muito atrativa, são vantagens que coincidem com o objetivo do Instituto de levar ao mercado um recém-formado com experiência.

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