O estudante de Engenharia Elétrica, Dênio Ferreira de Lima Vilela, juntamente com a equipe formada pelos alunos de Engenharia da Computação, Pedro Ribeiro de Lima, Thiago Barros de Jaegher e Túlio César, apresentaram o Econo$ensor durante a 28ª edição da Feira Tecnológica do Inatel - FETIN.
O Econo$ensor também poderá ser utilizado para medir o consumo em qualquer ponto ou tomada da casa ou conforme a necessidade do usuário. "Por enquanto nosso aparelho mede a energia gasta e mostra o valor financeiro a ser pago em reais, mas a intenção é que a pessoa seja informada quanto está gastando por setor da casa ou comércio, seja na tomada, chuveiro e geladeira e até controlar a fuga de energia", explica Pedro Ribeiro.
Apostando na comercialização do Econo$ensor, os alunos empreendedores e futuros engenheiros já criaram a empresa Inovale Tecnologia que, instalada na Incubadora Municipal Sinhá Moreira, em Santa Rita do Sapucaí, pretende disponibilizar ao mercado o equipamento no valor previsto entre R$ 100 e R$ 150.
Ainda, através de internet Banda Larga pela rede elétrica (Broadband Power Line - BPL), recém-regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL e pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o consumidor poderá ligar no aparelho um cabo de rede e visualizar no computador as informações sobre o consumo de energia e qualquer outra informação a ser disponibilizada pela empresa fornecedora de energia. "O próprio aparelho servirá como um modem residencial, que distribuirá Internet para os demais computadores da casa", garante Pedro.
Em tempos de apagão, o equipamento idealizado pelos alunos do Inatel foi destaque em reportagem do jornal Estado de Minas, edição do dia 14 de novembro, no caderno de Economia, que pode ser visualizada na edição online por intermédio do seguinte endereço: http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2009/11/14/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=136002/em_noticia_interna.shtml